MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Abrafesc e Cebrasse enviam ofício ao Congresso contra aumento do IOF
Alta no IOF

Abrafesc e Cebrasse enviam ofício ao Congresso contra aumento do IOF

A medida é vista como prejudicial para os setores representados por essas entidades, que temem impactos negativos sobre a economia local e a competitividade das empresas.

Da Redação

sexta-feira, 30 de maio de 2025

Atualizado às 15:38

Nesta quinta-feira (29/5), a Abrafesc - Associação Brasileira de Factoring, Securitização e Empresas Simples de Crédito enviou ao Congresso Nacional um ofício em que manifesta apoio aos PDLs - Projetos de Decreto Legislativo que visam cancelar ou alterar os efeitos do decreto 12.466, de 22/5/25, que aumentou significativamente a alíquota do IOF - Imposto sobre Operações Financeiras.

A principal crítica do setor à medida é o aumento do imposto, que resultará em um acréscimo superior a 210% na alíquota do IOF incidente sobre operações de crédito, cessão e antecipação de recebíveis realizadas por empresas do setor bancário e de fomento comercial. Segundo cálculo técnico realizado por especialistas do SINFAC/SP e da Abrafesc, esse reajuste tem impacto direto no acesso ao crédito para MPEs - micro e pequenas empresas, justamente aquelas que mais necessitam de financiamento para manter a saúde de seus fluxos de caixa e a atividade econômica.

Além das MPEs, o ofício chama atenção para o efeito colateral sobre grandes empresas que utilizam a operação de "risco sacado", tradicionalmente interpretada como não sujeita à incidência do imposto e que, agora, passa a incorporar o IOF.

"Está mais do que clara a intenção meramente arrecadatória do Governo com esse decreto. Ele desvirtua totalmente a finalidade do IOF, que era simplesmente uma forma de regular o mercado financeiro. Essa mudança foi um erro brutal de avaliação, como se o Governo não tivesse considerado todas as consequências socioeconômicas da medida. O impacto no custo do crédito para as micro, pequenas e médias empresas - que dependem das antecipações de seus recebíveis, muitas vezes até para honrar a folha de pagamento de funcionários e fornecedores - será brutal", avalia Hamilton de Brito Junior, presidente da Abrafesc e do SINFAC/SP.

 (Imagem: Freepik)

Aumento do IOF(Imagem: Freepik)

A entidade também relembra que, no início da reforma tributária, chegou a ser discutida a extinção do IOF - proposta que acabou não avançando. A expectativa das entidades é de que o Congresso Nacional atue com rapidez para reverter os efeitos do decreto, seja por meio dos PDLs em tramitação, seja por outras medidas legislativas cabíveis.

O documento foi assinado em nome da Abrafesc, que representa os sindicatos SINFAC/SP, SINDISFAC/MG, SINFAC/SC, SINFAC/ES, SINFAC/BA e SINFAC/AM, além da Cebrasse - Central Brasileira do Setor de Serviços, que reúne 83 entidades de mais de 30 segmentos de prestação de serviços e cerca de 13 milhões de empregos formais no país.

Clique aqui e confira o ofício na íntegra!

Abrafesc - Associação Brasileira de Factoring, Securitização e Empresas Simples de Crédito

Patrocínio

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...