MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Relatório da Thomson Reuters aponta desafios e entusiasmos com a IA generativa
IA na América Latina

Relatório da Thomson Reuters aponta desafios e entusiasmos com a IA generativa

Entusiasmo dos profissionais pela IA generativa enfrenta desafios de governança interna e treinamento na América Latina.

Da Redação

sexta-feira, 30 de maio de 2025

Atualizado às 14:45

A Thomson Reuters divulgou relatório global sobre inteligência artificial generativa em serviços profissionais. Realizada com cerca de 1.800 profissionais dos setores jurídico, tributário, contábil, de riscos corporativos e governamental, a pesquisa oferece perspectivas sobre como a tecnologia impacta clientes em diferentes setores, à medida que a IA ganha protagonismo na otimização de operações, na melhoria da precisão e no estímulo à inovação.

Embora 85% dos profissionais da América Latina acreditem que a GenAI deveria ser integrada ao seu trabalho - e 55% expressem entusiasmo em relação à tecnologia -, apenas um em cada cinco afirmou que suas organizações estabeleceram políticas que orientem seu uso, o que demonstra atraso na adoção. A necessidade de alinhar a implementação com uma visão estratégica clara é fundamental para o sucesso dessa tecnologia. Esses dados, apresentados no "Relatório da Thomson Reuters sobre IA Generativa em Serviços Profissionais de 2025", mostram que, apesar do otimismo na região, ainda há muitos desafios para a adoção efetiva.

"O entusiasmo pela IA Generativa na América Latina é notável, mas precisa ser acompanhado de uma estrutura de governança sólida, uma implementação estratégica e programas de capacitação adequados. Para superar esses desafios, é essencial escolher soluções desenvolvidas por empresas confiáveis, que ofereçam ferramentas robustas e projetadas para garantir eficiência e máxima segurança das informações. As organizações que conseguirem estabelecer políticas claras e investirem no treinamento de seus profissionais não apenas mitigarão riscos, mas transformarão essa tecnologia em uma vantagem competitiva sustentável a longo prazo", afirma Rodrigo Hermida, vice-presidente do segmento de Legal Professionals para América Latina e de Tax Professionals para South LatAm na Thomson Reuters.

 (Imagem: Divulgação )

Rodrigo Hermida - Vice-presidente do segmento de Legal Professionals para América Latina e de Tax Professionals para South LatAm na Thomson Reuters(Imagem: Divulgação )

Dados em destaque no relatório que ilustram os desafios na América Latina:

  • 56% dos entrevistados na região expressaram entusiasmo com o futuro da GenAI em seus setores, número bem superior aos 27% registrados entre os entrevistados globais.
  • Apenas 18% dos profissionais latino-americanos afirmaram que suas organizações possuem políticas que orientam o uso da GenAI, contra 36% no cenário global.
  • Além disso, 77% dos entrevistados na América Latina relataram falta de treinamento sobre GenAI em suas organizações, enquanto globalmente esse índice é de 64%.
  • As principais preocupações e barreiras à adoção na região são: segurança dos dados (53%), privacidade e confidencialidade das informações inseridas nas ferramentas de GenAI (50%) e custo dessas soluções (50%). Globalmente, a maior preocupação é com a possibilidade de respostas imprecisas (73%).

Para conferir o relatório na íntegra, clique aqui!

Thomson Reuters Brasil

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA