MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ rejeita modulação e mantém honorários por indeferimento de IDPJ
$$$

STJ rejeita modulação e mantém honorários por indeferimento de IDPJ

Corte Especial entendeu que tese é aplicável a todos os processos em andamento, sem necessidade de restrição temporal.

Da Redação

sexta-feira, 30 de maio de 2025

Atualizado às 17:47

A Corte Especial do STJ decidiu que a fixação de honorários de sucumbência em casos de indeferimento do IDPJ - incidente de desconsideração da personalidade jurídica deve ser aplicada a todos os processos em andamento, independentemente da data de ajuizamento da ação.

Por maioria, o colegiado rejeitou pedido de modulação temporal formulado pela Febraban - Federação Brasileira de Bancos, amicus curiae no processo, que pretendia limitar a aplicação da tese apenas a incidentes propostos após determinado marco temporal.

 (Imagem: Rafael Luz/STJ)

Corte afastou pedido de modulação e reafirmou que, com o CPC/15, incidente passou a ser tratado como demanda incidental.(Imagem: Rafael Luz/STJ)

Colegiado seguiu o entendimento do relator, ministro Ricardo Villas Bôas Cueva. Segundo ele, não houve alteração na jurisprudência da Corte, mas sim a aplicação da nova disciplina processual introduzida pelo CPC de 2015.

Para Cueva, a tese que reconhece a condenação em honorários em caso de improcedência do incidente não caracteriza mudança de orientação que justifique modulação de efeitos.

Em seu voto, o relator afirmou que a nova legislação trouxe um tratamento diferente para o IDPJ, que passou a ser considerado uma demanda incidental com características próprias, justificando, assim, a fixação de honorários de sucumbência.

Cueva afastou ainda a existência de fundamentos relacionados à segurança jurídica ou ao interesse social que pudessem embasar a modulação pretendida.

Com a decisão, permanece válida a cobrança de honorários em favor da parte cuja inclusão no polo passivo foi indeferida no incidente, em todos os processos em curso.

Leia aqui o voto do relator.

Patrocínio

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA