Morre, aos 80 anos, o advogado Maurício Granadeiro Guimarães
Causídico deixa legado notável para o Direito Trabalhista.
Da Redação
segunda-feira, 2 de junho de 2025
Atualizado às 08:03
Faleceu neste domingo, 1º, aos 80 anos, o advogado trabalhista Maurício Granadeiro Guimarães.
Graduado na Faculdade de Direito da USP (Turma de 1971), Maurício teve uma extensa carreira jurídica com experiência em Direito do Trabalho e atuando em diversas instâncias e órgãos judiciais.
Dono de uma trajetória profissional marcada por pioneirismo e vanguardismo, foi membro fundador e conselheiro da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo e ocupava a Cadeira 22 da Academia Paulista de Direito do Trabalho.
Também foi curador do Tribunal de Ética e Disciplina e presidente de banca examinadora da Comissão de Estágio e Ordem da OAB/SP. E, no TRT da 2ª região, compôs banca examinadora em concurso de ingresso à magistratura.
A cerimônia de despedida será realizada nesta segunda-feira, 2/6, das 7h às 14h, no Funeral Home, que fica na Rua São Carlos do Pinhal, 376, Bela Vista, São Paulo/SP. O sepultamento acontece a partir das 16h, no Cemitério do Morumbi (rua Dep. Laércio Corte, 468, Paraíso do Morumbi, São Paulo, Capital).
Em 2012, foi reconhecido como "Senior Statesman" pela tradicional publicação britânica Chambers and Partners, distinção que se repetiu ao longo dos anos seguintes e alcançou seu ápice em 2024, com a nomeação a "Senior Statespeople" na área de Direito Trabalhista no "Brazil Guide".
Já em 2022, foi listado na categoria "Thought Leaders - Brazil" pelo Lexology Index, reforçando o brilhantismo de sua atuação no Direito do Trabalho.
Sempre à frente de seu tempo, Maurício conduziu seu trabalho com meticulosidade e excelência, mantendo sua influência e participação ativa nos Tribunais Superiores e na advocacia trabalhista até os últimos momentos de sua carreira.
Homenagens
"O Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do advogado Maurício Granadeiro Guimarães, associado do Instituto e destacado nome do Direito do Trabalho brasileiro. Reconhecido por sua competência, ética e permanente contribuição à advocacia trabalhista, Maurício Granadeiro Guimarães deixa um legado respeitado entre colegas e amigos. O IASP expressa suas sinceras condolências à família, aos amigos e à comunidade jurídica." Diogo Leonardo Machado de Melo, presidente do IASP





