MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Advogado paraibano é expulso da Bolívia após parecer favorável a Morales
Tensão internacional

Advogado paraibano é expulso da Bolívia após parecer favorável a Morales

Migração boliviana citou declarações públicas de Walber Agra como ingerência, após o causídico elaborar parecer favorável à reeleição de Evo Morales.

Da Redação

terça-feira, 3 de junho de 2025

Atualizado às 11:57

O advogado paraibano Walber Agra, que elaborou parecer jurídico questionando decisões que barraram a reeleição do ex-presidente Evo Morales, afirmou ter sido expulso da Bolívia na noite desta segunda-feira, 2.

A medida foi formalizada pela DIGEMIG - Direção Geral de Migração, que o declarou "persona non grata" e determinou sua saída imediata do país, alegando declarações públicas de Agra em redes sociais e na imprensa, interpretadas como ingerência política.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, Agra relatou que, ao desembarcar no aeroporto de La Paz, foi cercado por policiais e informado de sua expulsão.

"Me cercaram, não deixaram nem eu ir ao banheiro. Esse é o modo que estão me tratando. Me deram um papel (documento). E eu queria dizer bem claro que, se acontecer alguma coisa, a culpa é do atual governo boliviano", afirmou o advogado.

Assista ao vídeo divulgado:

A expulsão ocorreu após Agra apresentar um parecer jurídico solicitado por Evo Morales, no qual contestava a decisão do TCP  - Tribunal Constitucional Plurinacional (equivalente ao STF brasileiro) que impedia Morales de concorrer às eleições presidenciais de 2025. 

O órgão determinou que o presidente e o vice-presidente só podem exercer o cargo por dois mandatos, contínuos ou não, impossibilitando uma terceira candidatura.

Segundo o parecer, a Constituição boliviana não proíbe a reeleição não consecutiva e que a decisão do TCP se constitui em uma "inconstitucionalidade acachapante, através de uma mutação constitucional, não autorizada, pois substitui o conteúdo literal e intencional do texto originário por interpretação ampliativa não fundada na letra da norma nem na vontade constituinte."

Natural de Campina Grande/PB, Walber ganhou notoriedade nacional ao assinar a ação do PDT que resultou na inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro até 2030, por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante uma reunião com embaixadores em julho de 2022. 

Veja o parecer elaborado por Walber e o documento de expulsão entregue ao advogado.

 (Imagem: Reprodução/Redes sociais)

Advogado brasileiro Walber Agra elabora parecer a pedido de Evo Morales sobre reeleição.(Imagem: Reprodução/Redes sociais)

 (Imagem: Reprodução/Redes sociais)

Documento entregue a Walber Agra informando sua expulsão da Bolívia.(Imagem: Reprodução/Redes sociais)

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...