MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. "Sem indícios": Bolsonaro se desculpa por acusações a ministros do STF
Núcleo 1

"Sem indícios": Bolsonaro se desculpa por acusações a ministros do STF

Durante depoimento no Supremo, ex-presidente afirmou que falas sobre suposto recebimento de valores eram desabafo e que não tinha intenção de acusar Moraes, Fachin e Barroso.

Da Redação

terça-feira, 10 de junho de 2025

Atualizado às 16:35

Durante oitiva realizada nesta terça-feira, 10, no STF, o ex-presidente Jair Bolsonaro pediu desculpas por declarações proferidas em reunião ministerial nas quais sugeria, sem apresentar provas, que os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso teriam recebido milhões de dólares.

O vídeo da reunião, que integra os autos da ação penal sobre a tentativa de golpe de Estado e os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, foi citado pelo relator do processo, ministro Alexandre de Moraes, ao questionar Bolsonaro sobre as insinuações.

"Olha o Fachin, o cara não tem limite (...). Que o Barroso está levando 30 milhões de dólares? Não vou falar isso aí. Que o Alexandre de Moraes está levando 50 milhões de dólares? Não vou falar isso aí", leu Moraes, referindo-se ao trecho da gravação da reunião.

Em seguida, perguntou: "Quais eram os indícios que o senhor tinha de que nós estaríamos levando 50 milhões, 30 milhões de dólares?"

O ex-presidente respondeu que "não tem indício nenhum, senhor ministro." Ainda, Bolsonaro afirmou que se tratava de um momento privado, que a reunião não deveria ser gravada, e que suas falas foram fruto de um desabafo.

"Uma retórica que eu usei. Se fossem outros três ocupando, teria falado a mesma coisa. Me desculpem, não tinha essa intenção de acusar de qualquer desvio de conduta dos senhores três."

Assista o trecho:

Histórico

A ação penal que apura a tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito e os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 foi instaurada no STF após o oferecimento de denúncia pela PGR, que apontou a atuação coordenada de diversos núcleos envolvidos na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília. 

O ex-presidente Jair Bolsonaro e outras autoridades foram incluídos na investigação e, posteriormente, tornaram-se réus após a denúncia ser recebida pelo STF.

Relatada pelo ministro Alexandre de Moraes, a ação avançou para a fase de instrução, com a realização das oitivas dos acusados, como a que ocorre nesta terça-feira, 10, na qual o ex-presidente presta depoimento. 

A fase atual antecede o julgamento de mérito, no qual a Corte irá decidir pela condenação ou absolvição dos envolvidos.

Patrocínio

Patrocínio

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA