MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Denise Abreu, diretora da ANAC, vai processar o ex-presidente da Infraero, José Carlos Pereira, por acusação caluniosa

Denise Abreu, diretora da ANAC, vai processar o ex-presidente da Infraero, José Carlos Pereira, por acusação caluniosa

Da Redação

terça-feira, 7 de agosto de 2007

Atualizado às 09:58


Em foco

Denise Abreu, diretora da ANAC, vai processar o ex-presidente da Infraero, José Carlos Pereira, por acusação caluniosa

Acusada pelo ex-presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, de fazer lobby para beneficiar empresário que administra aeroporto de Ribeirão Preto, a diretora da Anac, Denise Abreu, vai processar o brigadeiro por calúnia.

Sem rebater diretamente as acusações de José Carlos Pereira, Denise Abreu tornou pública sua intenção de ir à Justiça contra o brigadeiro em nota da assessoria de comunicação da Anac (v. abaixo).

___________
_______

Nota da ANAC:

Com relação à entrevista do presidente demitido da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, publicada pelo jornal O Globo desta segunda-feira, 06/08, a ANAC faz alguns esclarescimentos:

1 – O Aeroporto de Ribeirão Preto opera vôos regulares de passageiros e é impossível transferir operações de cargueiros para este aeroporto, pois ele não detém infra-estrutura para esse tipo de operação.

2 – Quanto à infra-estrutura, o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo - DAESP, da Secretaria de Transportes do Estado de São Paulo, em cumprimento ao Inciso XXII do artigo 8º da lei 11.182/05, encaminhou a esta Agência o Plano Diretor Aeroportuário para análise e aprovação. Neste plano, do Governo do Estado de São Paulo, estava previsto a construção de um terminal de carga no Aeroporto de Ribeirão Preto e necessidade de ampliação da pista para 3.500 metros para a viabilização da operação de cargueiros.

3 – Na ANAC, a Superintendência de Infra-Estrutura Aeroportuária submeteu à Diretoria Colegiada, em reunião datada de 05 de junho de 2007, nota técnica nº 055/SIE/GGIT/2007 que tratou da configuração final do Aeroporto de Ribeirão Preto e as respectivas curvas de ruído de nível 1 e 2 e destacou a necessidade de adequação do Plano elaborado pelo DAESP, impondo limitações especialmente quanto a cargas e tipos de aeronaves cargueiras. Quanto às fases de implantação, estas deverão ainda obedecer aos impactos de ruído. O Governo do Estado de São Paulo, por intermédio do DAESP, já encaminhou a proposta de revisão do Plano Diretor do Aeroporto de Ribeirão que, após análise técnica, será submetida à Diretoria Colegiada da ANAC para apreciação. Ou seja, nem mesmo o Plano Diretor foi, até a presente data, aprovado pela ANAC.

4 – Cabe ressaltar que, ao contrário do que foi divulgado, não existe nenhum tipo de ligação do empresário vencedor da licitação com a ANAC. Ressalte-se que a referida licitação foi feita, em 2003, pelo DAESP, órgão do Governo do Estado de São Paulo, que visa futura construção de um terminal de cargas em Ribeirão Preto.

5 – Por fim, a Diretora Denise Abreu não pretende discutir pela mídia as acusações caluniosas do ex-presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, demitido de suas funções nesta segunda-feira. A Diretora já constituiu advogado para tratar da questão nos tribunais competentes.

Matéria publicada pelo jornal O Globo:

Presidente da Infraero, demitido por Jobim, acusa diretora da Anac de fazer lobby

O brigadeiro José Carlos Pereira, que será exonerado nesta segunda-feira da presidência da Infraero, deixa o cargo atacando o governo. Em entrevista ao jornal "O Globo", ele acusou Denise Abreu, diretora da Agência Nacional de Aviação Civil -Anac, de fazer lobby para beneficiar amigos num negócio milionário.

Segundo ele, Denise tenta fazer com que a Anac patrocine a transferência do setor de cargas dos aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Viracopos, em Campinas (SP), para o aeroporto de Ribeirão Preto (SP), privatizado e administrado por Carlos Ernesto Camargo, dono da Tead (Terminais Aduaneiros do Brasil).

O brigadeiro afirma que Camargo e Denise são amigos, o que é confirmado por fontes do setor. A operação, se concretizada, envolverá cerca de R$ 400 milhões por ano.

"A Denise é terrível! Se eu não estivesse saindo, ia comprar uma grande briga com ela", disse Pereira. Procurada, Denise não retornou as ligações.

Sentindo-se um bode expiatório, Pereira, que será substituído pelo presidente da Agência Espacial Brasileira, Sérgio Gaudenzi, diz temer que a crise não termine bem, pois a diretoria da Anac foi formada por indicação política e não tem conhecimento do setor.

____________

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...