5º seminário LAS discute desafios da Agenda 2030 para a América Latina
Evento promovido por Ibrachina, CEDES e IBCJ reuniu especialistas para debater justiça, paz e fortalecimento institucional na região.
Da Redação
sexta-feira, 13 de junho de 2025
Atualizado às 13:55
O Ibrachina, o CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social e o IBCJ - Instituto Brasileiro de Ciências Jurídicas realizaram, nesta quarta-feira (11), no Ibrawork, o 5º Seminário LAS - Latin American Studies, com o tema "Desafios da Agenda 2030: paz, justiça e liberdade nos países latino-americanos".
Com mediação do professor João Grandino Rodas - titular de Direito Internacional da USP, ex-reitor da universidade e presidente do CEDES -, o evento reuniu especialistas para refletir sobre caminhos rumo a sociedades mais justas, inclusivas e resilientes.
Thomas Law, presidente do Ibrachina e do IBCJ e vice-presidente do CEDES, abordou o tema "Agenda 2030 e o Objetivo 16: combate à violência e fortalecimento institucional". Em sua fala, destacou como o uso de novas tecnologias e iniciativas internacionais, como a Nova Rota da Seda (Cinturão e Rota), liderada pela China, pode impulsionar o desenvolvimento institucional e urbano nos países da região.
A juíza da Suprema Corte da Colômbia, Paula Andrea Ramírez Barbosa - doutora em Direito pela Universidade de Salamanca e ex-procuradora-Geral do país - apresentou a palestra "Justicia transicional y derecho penal internacional: el caso colombiano". Ela fez uma análise do processo de paz com as guerrilhas, dos desafios no combate ao narcotráfico e dos impactos dessas políticas na sociedade colombiana.
O professor Victor Gabriel Rodríguez, coordenador do Ibrachina Latin American Studies e livre-docente da FDRP-USP - Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP, tratou do tema "Transição democrática brasileira: a legalidade da anistia nas sentenças da Corte Interamericana de Direitos Humanos". Ele traçou um panorama histórico e jurídico da redemocratização no Brasil, discutindo as implicações das decisões internacionais sobre o tema.
Durante o seminário, foi anunciada a produção de uma obra inédita sobre Estudos Latino-Americanos, organizada por Paula Barbosa, Thomas Law e Victor Gabriel Rodríguez. A coletânea reunirá contribuições de especialistas e professores de toda a América Latina e será publicada pela Editora Tirant, da Espanha. O livro terá versões em inglês e mandarim, promovendo o pensamento crítico da região em diálogo com o mundo.





