MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. 5º seminário LAS discute desafios da Agenda 2030 para a América Latina
Integração e igualdade

5º seminário LAS discute desafios da Agenda 2030 para a América Latina

Evento promovido por Ibrachina, CEDES e IBCJ reuniu especialistas para debater justiça, paz e fortalecimento institucional na região.

Da Redação

sexta-feira, 13 de junho de 2025

Atualizado às 13:55

O Ibrachina, o CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social e o IBCJ - Instituto Brasileiro de Ciências Jurídicas realizaram, nesta quarta-feira (11), no Ibrawork, o 5º Seminário LAS - Latin American Studies, com o tema “Desafios da Agenda 2030: paz, justiça e liberdade nos países latino-americanos”.

Com mediação do professor João Grandino Rodas — titular de Direito Internacional da USP, ex-reitor da universidade e presidente do CEDES —, o evento reuniu especialistas para refletir sobre caminhos rumo a sociedades mais justas, inclusivas e resilientes.

Thomas Law, presidente do Ibrachina e do IBCJ e vice-presidente do CEDES, abordou o tema “Agenda 2030 e o Objetivo 16: combate à violência e fortalecimento institucional”. Em sua fala, destacou como o uso de novas tecnologias e iniciativas internacionais, como a Nova Rota da Seda (Cinturão e Rota), liderada pela China, pode impulsionar o desenvolvimento institucional e urbano nos países da região.

 (Imagem: Freepik)

A Agenda 2030 é um plano para alcançarmos um mundo melhor para os povos e as nações até o ano de 2030.(Imagem: Freepik)

A juíza da Suprema Corte da Colômbia, Paula Andrea Ramírez Barbosa — doutora em Direito pela Universidade de Salamanca e ex-procuradora-Geral do país — apresentou a palestra “Justicia transicional y derecho penal internacional: el caso colombiano”. Ela fez uma análise do processo de paz com as guerrilhas, dos desafios no combate ao narcotráfico e dos impactos dessas políticas na sociedade colombiana.

O professor Victor Gabriel Rodríguez, coordenador do Ibrachina Latin American Studies e livre-docente da FDRP-USP - Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP, tratou do tema “Transição democrática brasileira: a legalidade da anistia nas sentenças da Corte Interamericana de Direitos Humanos”. Ele traçou um panorama histórico e jurídico da redemocratização no Brasil, discutindo as implicações das decisões internacionais sobre o tema.

Durante o seminário, foi anunciada a produção de uma obra inédita sobre Estudos Latino-Americanos, organizada por Paula Barbosa, Thomas Law e Victor Gabriel Rodríguez. A coletânea reunirá contribuições de especialistas e professores de toda a América Latina e será publicada pela Editora Tirant, da Espanha. O livro terá versões em inglês e mandarim, promovendo o pensamento crítico da região em diálogo com o mundo.

CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...