MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF nega recurso e mantém condenação de mulher que pichou estátua da Justiça
8 de janeiro

STF nega recurso e mantém condenação de mulher que pichou estátua da Justiça

1ª turma rejeitou recurso que questionava omissões na sentença de 14 anos de prisão.

Da Redação

sexta-feira, 13 de junho de 2025

Atualizado às 23:11

A 1ª turma do STF rejeitou, por unanimidade, embargos de declaração apresentados pela defesa de Débora Rodrigues dos Santos, condenada a 14 anos de prisão por participação nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

Entre as condutas atribuídas à ré está a pichação da frase "Perdeu, mané" na estátua da Justiça, situada em frente ao edifício-sede da Suprema Corte.

No recurso, os advogados alegaram que a decisão teria deixado de considerar aspectos relevantes para o cálculo da pena, como os dois anos de prisão preventiva já cumpridos, atividades de remição por estudo e leitura na prisão, além da confissão sobre a depredação do monumento.

 (Imagem: Gabriela Biló/Folhapress)

1ª turma do STF negou recurso.(Imagem: Gabriela Biló/Folhapress)

O relator, ministro Alexandre de Moraes, votou pela rejeição dos embargos, ao entender que os apontamentos da defesa não caracterizam omissões aptas a modificar a decisão colegiada.

"Não merecem prosperar os aclaratórios que, a pretexto de sanar omissões do acórdão embargado, reproduzem mero inconformismo com o desfecho do julgamento", pontuou.

A posição foi acompanhada pelos ministros Flávio Dino, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin e Luiz Fux. Com a negativa de provimento, a condenação permanece intacta.

Histórico

Débora responde por crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, associação criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Desde março deste ano, ela cumpre prisão domiciliar com base na legislação que permite o benefício a mulheres responsáveis por filhos menores. A cabeleireira é mãe de dois meninos, de 10 e 12 anos.

A execução definitiva da pena, no entanto, ainda não foi iniciada.

Leia o voto do relator.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...