MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Homem é condenado por abrir contas em banco com documentos falsos
Fraude

Homem é condenado por abrir contas em banco com documentos falsos

Sentença da 1ª vara Cível de São Vicente reconheceu prática de fraude contra banco e impõe indenização por dano material.

Da Redação

segunda-feira, 16 de junho de 2025

Atualizado às 16:38

A 1ª vara Cível de São Vicente/SP condenou homem por utilizar documentos falsificados de terceiros para abrir contas bancárias em banco e contratar produtos financeiros em nome das vítimas.

A decisão é do juiz Leandro de Paula Martins Constant, que acolheu os pedidos formulados pela instituição financeira em ação de indenização por dano material.

Segundo os autos, o réu, que já possuía conta ativa no banco, usou identidades falsas para abrir novas contas, por meio das quais obteve empréstimos consignados, limites de cartão de crédito e cheque especial.

Quando as fraudes foram identificadas, o banco cancelou imediatamente os descontos e baixou os débitos indevidos registrados nos nomes das vítimas.

Sem apresentar defesa no prazo legal, o réu teve curador especial nomeado, que apresentou contestação por negativa geral.

 (Imagem: Freepik)

Homem é condenado por abrir contas com documentos falsificados em nome de terceiros.(Imagem: Freepik)

Contudo, o juiz considerou suficientes os documentos anexados pelo banco para comprovar o ilícito, entre eles os contratos e os registros das movimentações fraudulentas.

Na sentença, o magistrado destacou o enriquecimento ilícito do requerido à custa de terceiros e fundamentou a condenação com base no art. 884 do Código Civil, que prevê a obrigação de restituição nos casos de obtenção de vantagem indevida sem causa legítima.

O homem ainda foi condenado ao pagamento do valor apontado na petição inicial, devidamente atualizado e acrescido de juros. 

O escritório Eckermann & Santos - Sociedade de Advogados atua na causa.

Leia aqui a sentença.

Eckermann & Santos - Sociedade de Advogados

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...