MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TST: Motorista obrigado a pernoitar em baú de caminhão será indenizado
Indenização

TST: Motorista obrigado a pernoitar em baú de caminhão será indenizado

A decisão se baseou na violação dos direitos de personalidade e na falta de condições adequadas de descanso, afetando a saúde e segurança do trabalhador.

Da Redação

terça-feira, 17 de junho de 2025

Atualizado às 16:07

A 1ª turma do TST negou provimento ao recurso interposto por indústria, sediada em Viana/ES, mantendo a determinação de indenizar motorista que era obrigado a pernoitar na cabine do caminhão, juntamente com as mercadorias transportadas.

O colegiado fundamentou sua decisão na constatação de que os fatos narrados no processo configuram uma ofensa à dignidade do trabalhador.

O motorista, exercendo a função de auxiliar de entregas, relatou que a empresa nunca lhe forneceu recursos financeiros suficientes para custear um local adequado para repouso.

Adicionalmente, expressou preocupação com sua segurança, uma vez que não havia espaço destinado ao descanso e o caminhão permanecia carregado de mercadorias, inclusive na cabine.

Em sua defesa, a empresa alegou que o motorista realizava entregas, em sua maioria, em Vitória/ES e arredores, dispensando a necessidade de pernoitar fora de casa. Argumentou, ainda, que efetuava o pagamento de um valor adicional a título de ajuda de custo para hospedagem.

 (Imagem: Freepik)

Colegiado fixou indenização em R$ 25 mil.(Imagem: Freepik)

A 2ª vara do Trabalho de Vitória/ES inicialmente rejeitou o pedido do empregado, porém a sentença foi reformada pelo TRT da 17ª região.

O TRT considerou que o trabalhador não dispunha de condições adequadas de repouso, condição considerada essencial para a sua saúde.

A decisão ressaltou que a ausência de descanso noturno comprometia não apenas a segurança do empregado, mas também a da coletividade, em virtude da natureza da atividade de motorista. Em decorrência, a empresa foi condenada a indenizar o trabalhador em R$ 25 mil, decisão que motivou o recurso ao TST.

O ministro Amaury Rodrigues, relator do recurso, esclareceu que, em geral, o TST entende que o simples fato de o motorista pernoitar na cabine do caminhão não gera, por si só, o direito à indenização por dano extrapatrimonial.

Contudo, no caso em questão, as circunstâncias apresentadas pelo TRT, especialmente o fato de que o trabalhador pernoitava no baú do caminhão sobre as mercadorias, foram consideradas suficientes para demonstrar a efetiva lesão aos direitos da personalidade, justificando a indenização.

Leia aqui o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...