MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Arnone Advogados estrutura governança ESG no evento "Global Meeting"
Sustentabilidade

Arnone Advogados estrutura governança ESG no evento "Global Meeting"

Organização fortalece nova governança das finanças sustentáveis e amplia liderança legal, empresarial e institucional no desenvolvimento sustentável.

Da Redação

segunda-feira, 23 de junho de 2025

Atualizado às 16:44

A Arnone Advogados Associados desempenhou papel central no avanço da agenda ESG no Brasil ao impulsionar o Global Meeting - Finanças Sustentáveis - Circuito COP30 - ESG20+, realizado no Salão Nobre Kofi Annan, sede do Instituto Global ESG, em Brasília.

A organização multissetorial atuou de forma ampla e integrada, como fomentadora institucional e técnica do evento, integrante do corpo técnico do Programa ESG20+, e apoiadora direta da instalação do Conselho Permanente de Finanças Sustentáveis, estrutura multissetorial responsável por alinhar políticas públicas, investimentos e crédito verde aos princípios da sustentabilidade.

Com base em seu modelo de atuação L.E.I. - Legal, Empresarial e Institucional, o escritório mobilizou todo o seu ecossistema para estruturar entregas de alto impacto, viabilizar pactos intersetoriais e articular soluções normativas e operacionais voltadas à transformação concreta do país.

O evento marcou uma virada institucional para a agenda ESG brasileira e posicionou a Arnone como uma das principais forças estruturantes do novo ciclo de desenvolvimento sustentável que se projeta para o horizonte 2025-2045.

"Assumimos o fomento ao Global Meeting e ao ESG20+ com a convicção de que o Brasil precisa de instituições que entreguem sustentabilidade com seriedade, inovação e responsabilidade. Nosso ecossistema foi mobilizado para articular, integrar e viabilizar soluções técnicas com visão de futuro", afirma Alexandre Arnone, fundador e chairman do Grupo Arnone, CEO da Arnone Soluções e sócio-nominal da Arnone Advogados Associados, além de presidente do Instituto Global ESG e líder do movimento interinstitucional ESG na Prática.

Durante o encontro, o Instituto Global ESG oficializou a designação de pelo menos oito instituições estratégicas do setor público e financeiro como membros efetivos do Conselho Permanente de Finanças Sustentáveis, a exemplo da: Caixa Econômica Federal, Fin - Confederação Nacional das Instituições Financeiras, ABDE - Associação Brasileira de Desenvolvimento, Febraban - Federação Brasileira de Bancos, Anbima - Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, CVM - Comissão de Valores Mobiliários, Elo Participações S.A. e Bacen - Banco Central do Brasil.

As designações, todas formalizadas por portarias do Programa ESG20+, conferem musculatura técnica e legitimidade institucional ao colegiado. A Caixa e a Fin foram designadas como colíderes do Conselho.

A Arnone participou ativamente da elaboração jurídica, articulação institucional e operacionalização técnica dos atos de designação, apoiando o Instituto Global ESG em todas as frentes do processo, incluindo o assessoramento normativo, a preparação dos instrumentos legais, a condução das reuniões técnicas e a instalação da nova governança.

O Conselho tem como missão central promover o princípio 15 do manifesto "ESG na Prática - Financiamentos Diferenciados e Inclusivos", articulando linhas de crédito, investimentos sustentáveis, políticas públicas e produtos financeiros alinhados às diretrizes ESG.

Além disso, as entidades passam a integrar, também com caráter consultivo, os demais Conselhos Permanentes instituídos pelos 20 princípios norteadores do ESG para o desenvolvimento sustentável, contribuindo para temas como justiça climática, governança ética, transição energética, combate ao greenwashing, educação sustentável, inovação normativa, proteção intergeracional e cooperação internacional, que articulam o marco regulatório do ESG para o desenvolvimento sustentável.

No âmbito jurídico, a Arnone Advogados Associados atuou como parte formal do corpo técnico do Global Meeting, prestando suporte normativo às mesas de discussão, aos debates de painel e à formulação de propostas estruturantes.

O escritório, com reconhecida expertise nas áreas empresarial, tributária, penal, regulatória, trabalhista e pública, consolida seu posicionamento como referência em soluções jurídicas com base ESG, promovendo segurança, regulação e transformação responsável nas relações entre Estado, mercado e sociedade.

"Empreender com consciência e prosperar com responsabilidade são princípios que sempre guiaram nossa atuação. Participar como suporte técnico de um evento desta magnitude, voltado às finanças sustentáveis, é reafirmar nosso compromisso com a advocacia transformadora, atenta às novas demandas globais e à promoção de um futuro sustentável", reforça Alexandre Arnone.

 (Imagem: Divulgação)

Alexandre Arnone.(Imagem: Divulgação)

A atuação transversal do Grupo Arnone, em especial agrave da Arnone Soluções, braço de impacto da organização, foi decisiva para o sucesso do evento e a eficácia das entregas institucionais.

Com foco em inovação, sustentabilidade e inteligência estratégica, a empresa liderou articulações operacionais, apoiou tecnicamente os painéis temáticos, coordenou reuniões preparatórias e intermediou parcerias com organizações públicas e privadas.

Sua contribuição abrange desde a formatação de projetos e políticas até o desenvolvimento de mecanismos aplicáveis à realidade brasileira, com foco na implementação prática da agenda ESG.

Entre os instrumentos mobilizados pela organização durante o evento, destaca-se o ProHub - Programa Técnico Interdisciplinar de Cooperações e Parcerias, iniciativa voltada à conexão entre especialistas, escritórios, instituições, universidades e organizações da sociedade civil.

O ProHub foi ativado como espaço de convergência para o desenvolvimento de soluções compartilhadas, integração de saberes e construção coletiva de diretrizes orientadas à sustentabilidade, com entregas coordenadas entre os setores público e privado.

"A atuação da Arnone na agenda ESG é decisiva. Em sua configuração multissetorial e com a densidade jurídica que a estrutura sustenta, ela viabiliza soluções concretas, normativas e operacionais que superam os obstáculos da retórica e se traduzem em impacto real".

"Sua liderança técnica no Global Meeting e no Programa ESG20+ é um dos pilares que sustentam a transformação em curso no país", afirma Sóstenes Marchezine, vice-presidente do Instituto Global ESG, cofundador do movimento interinstitucional ESG na Prática e secretário-executivo da FPESG - Frente Parlamentar ESG na Prática do Congresso Nacional.

As portarias que oficializaram as designações das instituições ao Conselho de Finanças Sustentáveis foram: 004 (Caixa), 010 (Fin), 011 (ABDE), 013 (Febraban), 012 (Anbima), 014 (CVM), 016 (Elo) e 015 (Bacen).

A partir delas, as entidades passam a integrar a governança estratégica do ESG20+, com prerrogativas para desenvolver metodologias, certificações, grupos de trabalho, câmaras temáticas e novos instrumentos normativos, em diálogo direto com o Parlamento, o Executivo, o Sistema de Justiça e o setor produtivo.

O Programa ESG20+, estruturado para o ciclo 2025-2045, é coordenado pelo Instituto Global ESG e representa uma plataforma nacional de implementação da agenda ESG com base nos 20 princípios norteadores.

Combinando articulação interinstitucional, inovação normativa e governança aplicada, o programa visa consolidar um novo marco regulatório para o desenvolvimento sustentável no Brasil, fomentando pactos entre os setores público e privado e integrando a sociedade civil ao processo de transição.

Com visão de longo prazo, estrutura técnica qualificada, inteligência jurídica aplicada e compromisso com resultados, a Arnone reafirma sua contribuição decisiva à construção de um país mais sustentável, justo e inovador - onde o ESG não é apenas uma diretriz, mas uma prática real que transforma legislações, organizações, territórios e pessoas.

Arnone Advogados Associados

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA