MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Maioria do STF anula norma que antecipa eleição de mesa diretora
Plenário virtual

Maioria do STF anula norma que antecipa eleição de mesa diretora

O relator, ministro Flávio Dino, entendeu que a norma questionada afronta os princípios democrático e republicano.

Da Redação

terça-feira, 24 de junho de 2025

Atualizado às 16:04

Por maioria de votos, o STF declarou a inconstitucionalidade da norma interna da Alepe - Assembleia Legislativa de Pernambuco que permitia a antecipação da eleição da mesa diretora para o segundo biênio da legislatura. 

O julgamento acontece no plenário virtual, com previsão de encerramento nesta terça-feira, 24, às 23h59. Até o momento, nove ministros já votaram, todos acompanhando o relator, ministro Flávio Dino.

A norma questionada pela PGR estava prevista no § 2º do art. 74 da resolução 1.936/23, e autorizava que a eleição da mesa para o biênio 2025–2027 ocorresse ainda em novembro de 2023, no primeiro ano da legislatura.

 (Imagem: Reprodução/Alepe)

Maioria da Corte anulou norma de Pernambuco que antecipava eleição da mesa diretora da Alepe.(Imagem: Reprodução/Alepe)

Ao analisar o caso, o relator destacou que tal antecipação desarrazoada compromete a legitimidade representativa e fragiliza a dinâmica democrática do parlamento estadual.

Segundo Dino, a eleição antecipada impede que o processo eleitoral reflita adequadamente as alterações políticas ao longo da legislatura, além de eliminar a oportunidade de avaliação do desempenho dos dirigentes eleitos.

Mesmo após a Assembleia ter realizado nova eleição em dezembro de 2024, nos moldes anteriores à mudança regimental, o relator entendeu ser necessário julgar o mérito da ação para assegurar a constitucionalidade do processo legislativo e preservar a jurisprudência consolidada.

Assim, votou para declarar a inconstitucionalidade do dispositivo que autorizava a antecipação, com base nos princípios republicano, democrático e da representatividade, previstos na CF/88.

Leia aqui o voto do relator.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA