MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF fixa prazo para plano de ressarcimento a vítimas do INSS
INSS

STF fixa prazo para plano de ressarcimento a vítimas do INSS

União e INSS têm até 15 de julho para apresentar proposta de ressarcimento e sanções às associações investigadas na Operação Sem Desconto.

Da Redação

quarta-feira, 25 de junho de 2025

Atualizado às 09:31

Em um esforço conjunto para solucionar a questão dos descontos indevidos em benefícios previdenciários, a União e o INSS assumiram o compromisso de submeter ao STF uma proposta detalhada até o dia 15 de julho. O objetivo central é operacionalizar a restituição dos valores indevidamente subtraídos de aposentados e pensionistas.

Adicionalmente, o plano a ser apresentado deverá contemplar medidas punitivas de caráter administrativo direcionadas às entidades e associações identificadas como participantes nos esquemas fraudulentos. Tal compromisso foi formalizado durante uma audiência de conciliação conduzida pelo ministro Dias Toffoli no âmbito da ADPF 1.236, da qual é relator.

Na referida ação, a AGU solicita, entre outras providências, que o STF autorize a abertura de um crédito extraordinário destinado a cobrir os custos dos pagamentos. Contudo, o ministro Toffoli ressaltou que essa prerrogativa compete ao Poder Legislativo. Durante a audiência, a AGU informou que buscará a colaboração do MPF, da DPU e da OAB na elaboração da proposta.

 (Imagem: Fellipe Sampaio/STF)

STF promove audiência de conciliação sobre fraudes no INSS.(Imagem: Fellipe Sampaio/STF)

A iniciativa visa organizar o processo de indenização, prevenir o aumento de litígios judiciais e mitigar o risco de que eventuais atrasos elevem os valores a serem pagos, comprometendo a execução orçamentária do Estado. O ministro Dias Toffoli delineou as premissas fundamentais para o ressarcimento, visando um possível consenso entre as partes: que a devolução aos segurados seja integral, independentemente da responsabilização das associações envolvidas; que os valores sejam corrigidos pelo índice aplicado aos benefícios previdenciários; e que o processo seja célere e eficiente, respeitando os limites orçamentários e fiscais, conforme análise técnica e a jurisprudência do STF.

Os participantes da audiência manifestaram concordância em apresentar uma proposta que esteja em consonância com essas premissas. Ficou estabelecido, por exemplo, que o ressarcimento deverá priorizar os indivíduos considerados hipervulneráveis, incluindo indígenas, quilombolas e pessoas com idade superior a 80 anos. As autoridades públicas garantiram que todos os prejudicados, mesmo aqueles que não se enquadrem nessa classificação, terão direito ao ressarcimento integral e ágil.

Além dos representantes da AGU, do INSS, do MPF e da DPU, a audiência contou com a participação de um representante do Ministério do Planejamento e Orçamento, do ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, e do subprocurador-geral da República Nicolao Dino.

Confira o relatório da audiência. 

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA