MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Sorteio da obra "O Combate à Fraude na Recuperação Judicial"
Promoção

Sorteio da obra "O Combate à Fraude na Recuperação Judicial"

A obra analisa o caso da MMX Sudeste Mineração S.A., de titularidade de Eike Batista, um dos poucos em que tal medida foi utilizada nesse regime.

Da Redação

segunda-feira, 7 de julho de 2025

Atualizado em 14 de julho de 2025 08:06

A obra "O Combate à Fraude na Recuperação Judicial" (Thomson Reuters 234p.), de André Ferreira da Rosa Rochaanalisa, de forma inédita, o caso da MMX Sudeste Mineração S.A., de titularidade de Eike Batista, um dos poucos em que tal medida foi utilizada nesse regime.

Em contextos de falência, a desconsideração da personalidade jurídica é amplamente adotada, mas sua aplicação na recuperação judicial ainda é rara e controversa. 

O conteúdo apresenta uma análise crítica sobre a pertinência e a eficácia da desconsideração da personalidade jurídica no processo de recuperação judicial da MMX.

O livro também funciona como referência para magistrados, advogados, administradores e gestores judiciais no enfrentamento de fraudes durante a recuperação de empresas. São abordados o histórico de Eike Batista, práticas fraudulentas na MMX, e os impactos jurídicos das decisões proferidas.

Além disso, discute alternativas à desconsideração, como estratégias de rastreamento de ativos, contribuindo para o aprimoramento da aplicação legal em casos semelhantes. Trata-se de material relevante para a compreensão dos desafios e soluções jurídicas em cenários complexos de recuperação judicial no Brasil.

Um exemplar foi disponibilizado para sorteio entre os leitores do Migalhas.

 (Imagem: Arte Migalhas)

Sorteio da obra "O Combate à Fraude na Recuperação Judicial".(Imagem: Arte Migalhas)


Sobre o autor:

André Ferreira da Rosa Rocha é sócio-fundador da Triunfae, empresa especializada em reestruturação, gestão de crise, melhoria de performance e estratégia, bacharel e MBA em Administração e mestre em Direito dos Negócios, vice-presidente do IBRA.

Foi coordenador acadêmico internacional do IBAJUD, membro da TMA - Turnaround Management Association, da Insol International, do IIDC - Instituto Iberoamericano de Derecho Concursal e do ABI -American Bankruptcy Institute, idealizador e coordenador de dois programas internacionais em insolvência e reestruturação, que contaram com o apoio da UNCITRAL - United Nations Comission on International Trade Law, palestrante em diversos eventos nacionais e internacionais e professor em cursos de pós-graduação e consultor do Banco Mundial.


Ganhador:

Alessandro Marques Dourado Rodrigues de Miranda, de Teófilo Otoni/MG.
Thomson Reuters Brasil

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA