MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. EUA: Juíza da Suprema Corte diz que colega contrariou Constituição
Universal injuctions

EUA: Juíza da Suprema Corte diz que colega contrariou Constituição

Barrett, juíza conservadora, criticou voto da colega progressista Jackson em acórdão sobre liminares nacionais.

Da Redação

sexta-feira, 27 de junho de 2025

Atualizado às 17:46

A decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos, proferida nesta sexta-feira, 27, que limitou o uso de liminares com efeitos nacionais, salientou não apenas a divisão ideológica do tribunal, mas também embate retórico entre duas de suas integrantes: a conservadora Amy Coney Barrett, relatora da decisão, e a progressista Ketanji Brown Jackson, autora do principal voto dissidente.

Indicada por Donald Trump, Barrett adotou interpretação textualista e contida do papel do Judiciário, priorizando os limites impostos pela letra da lei.

Já Jackson, primeira mulher negra a integrar a Corte e nomeada por Joe Biden, tem se destacado como defensora de atuação judicial mais robusta na proteção de direitos fundamentais.

 (Imagem: Reprodução/US Supreme Court)

Juízas da Suprema Corte dos EUA assumiram posições antagônicas em voto.(Imagem: Reprodução/US Supreme Court)

No acórdão, Barrett acusou Jackson de sustentar argumentos contrários a mais de dois séculos de jurisprudência e de querer ampliar o Poder Judiciário em detrimento do Executivo.

"Não nos deteremos sobre o argumento da juíza Jackson, que contraria mais de dois séculos de precedentes - para não mencionar a própria Constituição", afirmou Barrett.

"Observamos apenas isto: juíza Jackson denuncia um "império" do Executivo ao mesmo tempo em que abraça o "império" do Judiciário."

Em outro trecho, Barrett ironizou a preferência de Jackson por abordagem mais prática em detrimento da análise técnica do caso:

"Juíza Jackson pula essa parte. Porque analisar o estatuto que rege o caso envolve o tedioso 'juridiquês'. Ela faria bem em prestar atenção à sua própria advertência: 'Todos, desde o Presidente para baixo, estão vinculados à lei'. Isso também se aplica aos juízes."

Resposta

Jackson, em voto dissidente, não deixou de responder, ainda que indiretamente.

Ela advertiu que a limitação das universal injunctions permite que medidas inconstitucionais sejam aplicadas em partes do país onde ainda não houve contestação judicial.

Em sua visão, a função do Judiciário não pode se restringir a reparações individuais quando direitos coletivos estão em jogo.

A ministra também criticou a "teoria estreita" adotada pela maioria e alertou que a decisão compromete a integridade do sistema de freios e contrapesos.

Patrocínio

Patrocínio

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA