Podcast do Di Blasi, Parente discute potencial de negócios com a China
Episódio traz entrevista com Dylan Shen, head do Electrical Group de Patentes do Kangxin Partners, P.C.
Da Redação
quarta-feira, 2 de julho de 2025
Atualizado às 16:34
Em um novo episódio, o Di Blasi, Parente & Associados traz em seu podcast interessante bate-papo entre o advogado Paulo Armando e Dylan Shen, head do Grupo do Electrical Group de Patentes do Kangxin Partners, P.C., sobre o posicionamento estratégico da China no cenário das SEPs - Patentes Essenciais.
O episódio é em inglês, mas em resumo, trata da estrutura legal às implicações globais. Essa conversa introdutória lança luz sobre um dos principais atores no ecossistema em constante evolução das SEPs.
O head do Grupo Electrical explica que a China está adotando uma estratégia abrangente com relação às SEPs - Standard Essential Patents, que vão além de proteger patentes, envolvendo políticas, práticas comerciais e influência global. Destaca como o governo chinês incorpora ativamente SEPs em sua agenda de industrialização, conectando pesquisa e desenvolvimento a programas nacionais, como "Made in China 2025", para garantir liderança em setores baseados em padrões técnicos, com ênfase em tecnologias-chave como 5G, IoT e inteligência artificial, áreas onde SEPs desempenham papel central e são fundamentais para a competitividade tecnológica da China.
Interessante saber que a China está criando mecanismos próprios - tribunais especializados, políticas regulatórias e acordos de licenciamento centralizados - para negociar SEPs de forma mais estratégica, buscando termos mais vantajosos para as empresas chinesas.
O DBPACast demonstra que a estratégia chinesa em relação aos SEPs é profunda, intencional e multifacetada - vai além da simples proteção de patentes, alcançando arenas industriais, governamentais e geopolíticas para fortalecer sua posição global. Essa abordagem exige atenção e adaptação tanto de empresas quanto de reguladores ocidentais.





