MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Luna Barroso: Dados não são neutros, algoritmos refletem subjetividades
IA

Luna Barroso: Dados não são neutros, algoritmos refletem subjetividades

Segundo a advogada, variáveis, exemplos e padrões são definidos por critérios subjetivos.

Da Redação

quarta-feira, 2 de julho de 2025

Atualizado em 4 de julho de 2025 11:03

Em entrevista à TV Migalhas, a advogada Luna van Brussel Barroso destacou que a ideia de que dados são sempre objetivos precisa ser desmistificada. Segundo ela, no processo de criação e treinamento de algoritmos, há decisões subjetivas cruciais que influenciam diretamente nos resultados obtidos.

Luna apontou que a primeira dessas escolhas ocorre no momento em que se define o que se pretende medir.

Um exemplo seria a avaliação do risco de crédito de uma pessoa: "Isso não é uma qualidade intrínseca que essa pessoa tem ou não tem, é uma qualidade que você precisa medir a partir de outras variáveis. E a escolha dessas variáveis é uma escolha muito relevante e muito subjetiva".

Outro ponto levantado foi o fato de que os algoritmos reconhecem padrões nos dados, inclusive aqueles marcados por preconceitos e estereótipos.

Para ela, é indispensável a intervenção humana nesse processo: "Você também precisa de uma intervenção humana para escolher quais padrões a gente quer reproduzir e perpetuar e quais padrões a gente quer reprimir e evitar que sejam perpetuados".

Por fim, a especialista ressaltou que os sistemas de IA aprendem a partir dos exemplos fornecidos durante o treinamento. Por isso, é fundamental garantir diversidade nos dados:

 "A gente precisa assegurar que a gente tem exemplos suficientes e exemplos suficientemente diversos para contemplar também minorias."

Apesar dos desafios, a advogada acredita no potencial da inteligência artificial. No entanto, ela enfatiza a necessidade de uma regulamentação que considere todas essas complexidades:

"A inteligência artificial é uma enorme promessa, mas ela precisa de uma regulação adequada e sensível para contemplar todas essas dificuldades na fase de programação do algoritmo."

O evento

O XIII Fórum de Lisboa acontece de 2 a 4 de julho e tem como tema "O mundo em transformação - Direito, Democracia e Sustentabilidade na Era Inteligente". O evento reúne autoridades e acadêmicos de diversas áreas para discutir como a chegada da Era Inteligente tem moldado as relações entre Estados, instituições, empresas e sociedade.

Patrocínio

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...