MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Nova lei agrava pena por maus-tratos contra idosos, PcD e crianças
Proteção

Nova lei agrava pena por maus-tratos contra idosos, PcD e crianças

Norma modifica Código Penal e estatutos para endurecer punição a crimes com resultado grave ou morte.

Da Redação

sexta-feira, 4 de julho de 2025

Atualizado às 15:09

O governo Federal sancionou a lei 15.163/25, que aumenta penas de crimes relacionados ao abandono e aos maus-tratos de pessoas em situação de vulnerabilidade. A norma altera dispositivos do Código Penal, do Estatuto da Pessoa Idosa, do Estatuto da Pessoa com Deficiência e do Estatuto da Criança e do Adolescente.

A norma foi publicada no DOU nesta quinta-feira, 4, e já está em vigor.

Com a nova redação, os crimes de abandono de incapaz (art. 133 do CP) e de maus-tratos (art. 136) passam a ter pena básica de reclusão de 2 a 5 anos. Nos casos em que o abandono ou maus-tratos resultem em lesão corporal grave, a pena será de 3 a 7 anos, podendo chegar a 8 a 14 anos em caso de morte.

 (Imagem: Freepik)

Governo sanciona lei que endurece penas para crimes contra idosos, PcDs e crianças.(Imagem: Freepik)

No Estatuto da Pessoa Idosa, o art. 99 - que trata da exposição da saúde e integridade física ou psíquica a perigo - teve as penas equiparadas às do Código Penal. Além disso, foi incluída vedação expressa à aplicação da lei 9.099/95 (dos Juizados Especiais Criminais) para crimes cometidos com violência contra idosos.

Já o Estatuto da Pessoa com Deficiência passou a prever punições específicas para abandono de PcDs, com pena de 2 a 5 anos, podendo aumentar para 3 a 7 anos se resultar em lesão grave, e 8 a 14 anos se resultar em morte. Também foi revogado o parágrafo que tratava genericamente de omissão de socorro, e inserida previsão específica para quem "não prover as necessidades básicas de pessoa com deficiência quando obrigado por lei ou mandado".

Por fim, no Estatuto da Criança e do Adolescente, a nova lei inseriu o § 2º no art. 230, para proibir a aplicação da lei 9.099/95 nos casos de apreensão indevida de crianças e adolescentes.

Veja a lei completa aqui.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...