MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Caso Marielle: Moraes nega transferir Rivaldo Barbosa para presídio no RJ
Transferência

Caso Marielle: Moraes nega transferir Rivaldo Barbosa para presídio no RJ

Pedido de transferência ao Rio foi rejeitado pelo ministro com base em parecer da PGR

Da Redação

sábado, 5 de julho de 2025

Atualizado às 08:09

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, indeferiu solicitação da defesa do delegado Rivaldo Barbosa para transferência a uma unidade prisional no Rio de Janeiro.

Réu, Barbosa está preso preventivamente na Penitenciária Federal de Mossoró/RN, por suposta participação no planejamento dos homicídios da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, ocorridos em 2018.

A defesa pleiteava que o acusado fosse transferido, preferencialmente, para um quartel da Polícia Militar ou outro local compatível com sua condição de delegado de polícia no Estado fluminense.

No entanto, o ministro entendeu que não há razões jurídicas para mudança de unidade, destacando que se trata de prisão provisória em local adequado às particularidades do caso.

 (Imagem: Fellipe Sampaio /STF)

Moraes rejeita pedido de Barbosa para deixar presídio Federal.(Imagem: Fellipe Sampaio /STF)

A decisão acompanha parecer da Procuradoria-Geral da República, que considera que o pedido implicaria alteração do regime penitenciário, hipótese vedada por critérios subjetivos de conveniência pessoal.

Segundo a PGR, os fundamentos que justificaram a permanência de Barbosa no Sistema Penitenciário Federal permanecem válidos.

Ação penal

Em junho de 2024, a 1ª turma do STF recebeu a denúncia contra os acusados de arquitetar os assassinatos.

Além de Rivaldo Barbosa, também respondem João Francisco Brazão, conhecido como "Chiquinho" Brazão (ex-deputado federal), Domingos Brazão (conselheiro do TCE/RJ), Ronald Paulo de Alves (ex-policial) e Robson Calixto Fonseca (ex-assessor parlamentar).

Leia a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...