Morre, aos 83 anos, o advogado Brasil Salomão
Em nota oficial, escritório destacou legado de inovação e impacto coletivo deixado pelo jurista, que há quase seis décadas iniciava a história da banca.
Da Redação
sábado, 5 de julho de 2025
Atualizado às 16:23
Faleceu o advogado Brasil do Pinhal Pereira Salomão, fundador do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, um dos escritórios mais tradicionais do país, com sede em Ribeirão Preto/SP e atuação nacional e internacional.
A notícia foi confirmada neste sábado, 5, por meio de nota oficial divulgada pelo escritório, que se disse "consternado" com a partida de seu fundador e prestou homenagem destacando sua trajetória como líder, inovador e visionário.
O ocorrido aconteceu oito dias após o falecimento de seu filho, sócio-presidente da banca, Marcelo Viana Salomão.
Segundo o comunicado, Brasil foi mais do que um dirigente jurídico, era um "arquiteto do futuro", que sempre acreditou na transformação coletiva e no impacto positivo gerado pela advocacia exercida com ética, empatia e compromisso com a sociedade.
"Com ele, aprendemos que o sucesso de uma instituição não se mede apenas por números, mas pelo impacto positivo que gera na vida de seus colaboradores, clientes e na comunidade ao redor."
Dr. Brasil deixa esposa, filha, nora e netos, além da equipe do escritório, formada por mais de 450 integrantes, que assumem o compromisso de dar continuidade ao legado do fundador.
Biografia
Nascido em Espírito Santo do Pinhal/SP, em 1941, o advogado Brasil do Pinhal Pereira Salomão tornou-se uma das maiores referências do país na advocacia tributária. Formado em Direito pela Unaerp - Universidade de Ribeirão Preto, obteve o título de mestre em Direito Tributário pela PUC-SP e construiu uma carreira marcada por excelência técnica, humanismo e espírito inovador.
Em 1969, fundou o escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, em Ribeirão Preto. Sob sua liderança, a banca cresceu e se consolidou como um dos principais escritórios full-service do Brasil, com presença nacional e internacional. Salomão acreditava que a empatia era componente essencial da boa prática jurídica - valor que permeia até hoje a cultura institucional da banca.
Especialista em tributos como ICMS e ISS, destacou-se em questões estaduais e municipais e tornou-se figura respeitada no meio jurídico, integrando entidades como a Academia Brasileira de Direito Tributário. Foi também patrono da 12ª Feira do Livro de Ribeirão Preto.
Além de sua atuação técnica, é lembrado como pai dedicado, amigo leal e exemplo de integridade e liderança. O escritório que leva seu nome segue seu legado, pautado pela valorização das relações humanas, da ética e da excelência profissional.