MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Especialista destaca estratégia antes dos pedidos de recuperação judicial
Recuperação judicial

Especialista destaca estratégia antes dos pedidos de recuperação judicial

Para a advogada Dione Assis, avaliar os riscos e buscar orientação jurídica pode evitar decisões precipitadas.

Da Redação

quarta-feira, 9 de julho de 2025

Atualizado às 10:51

O segundo semestre começou com um sinal de alerta para empresas em dificuldades financeiras: os pedidos de recuperação judicial aumentaram significativamente em comparação com o mesmo período do ano anterior. Com o cenário econômico ainda instável e mudanças recentes na legislação, especialistas recomendam cautela e planejamento estratégico antes de qualquer movimento jurídico.

Para a advogada Dione Assis, mestre em Direito pela FGV e sócia do Galdino, Pimenta, Takemi, Ayoub, Salgueiro, Rezende de Almeida Advogados, este é o momento ideal para que empresas repensem sua estrutura e saúde financeira.

 (Imagem: Divulgação)

Dione Assis, sócia do Galdino, Pimenta, Takemi, Ayoub, Salgueiro, Rezende de Almeida Advogados.(Imagem: Divulgação)

"Julho marca a virada do segundo semestre, e muitas empresas ainda não revisaram seu planejamento diante dos desafios do ano. Avaliar os riscos e buscar orientação jurídica pode evitar decisões precipitadas", afirma.

Dione destaca que a recuperação judicial, apesar de ser um importante instrumento para empresas em crise, exige o cumprimento de diversas novas exigências legais, especialmente após as reformas promovidas nos últimos anos.

"Muitas empresas entram com o pedido sem saber que há etapas preparatórias que aumentam as chances de sucesso do processo, como a organização prévia das finanças, a proteção de ativos essenciais e o diálogo com credores", explica.

A especialista também alerta para os erros mais comuns, como a subnotificação de passivos, a tentativa de blindagem sem respaldo legal e o despreparo para cumprir prazos.

"Recuperação judicial não é salvação automática. É um instrumento jurídico que exige responsabilidade, técnica e estratégia. Entrar sem preparo pode acelerar a falência, e não evitá-la", completa.

Galdino, Pimenta, Takemi, Ayoub, Salgueiro, Rezende de Almeida Advogados

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...