MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Candidato diz que TJ/CE ignorou cotistas e CNJ barra novo concurso
Concurso

Candidato diz que TJ/CE ignorou cotistas e CNJ barra novo concurso

Liminar reconheceu plausibilidade em denúncia de omissão na nomeação de aprovados negros.

Da Redação

quinta-feira, 10 de julho de 2025

Atualizado às 15:31

O conselheiro Ulisses Rabaneda, do CNJ, concedeu liminar para determinar que o TJ/CE se abstenha de promover qualquer procedimento voltado à realização de novo concurso público para o cargo de Técnico Judiciário - Área Judiciária, regido pelo Edital 1/23, até o julgamento final do procedimento de controle administrativo.

A medida foi concedida em pedido formulado por candidato aprovado na condição de cotista, que alegou omissão do TJ/CE na nomeação dos aprovados negros, mesmo diante de vacâncias existentes.

O requerente sustenta que, apesar de formalmente constar da lista de aprovados, não houve convocação de candidatos negros após o esgotamento da lista da ampla concorrência. Aponta ainda que o tribunal deixou de publicar a lista geral de classificação dos cotistas, descumprindo o item 10.4 do edital e a Resolução CNJ 203/15.

 (Imagem: Freepik)

Conselheiro do CNJ suspendeu novos concursos do TJ/CE.(Imagem: Freepik)

Ao analisar o caso, o conselheiro entendeu que há verossimilhança na tese de preterição arbitrária e imotivada. Destacou que o concurso encontra-se dentro do prazo de validade, há vagas declaradas pelo próprio tribunal, previsão orçamentária e intenção de provimento imediato, inclusive com a instalação de comissão para novo certame.

Segundo a decisão, essas circunstâncias transformam a expectativa de nomeação em direito subjetivo dos aprovados, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal.

A decisão indeferiu o pedido de suspensão do prazo de validade do concurso e também o afastamento da secretária de Gestão de Pessoas do TJ/CE, por ausência de elementos que justificassem a medida.

O processo será incluído na pauta de julgamento do plenário para referendo e, posteriormente, encaminhado ao Fonaer - Fórum Nacional do Poder Judiciário para a Equidade Racial.

  • Processo: 0002674-04.2025.2.00.0000

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA