CNMP lança livro que celebra 20 anos de história da instituição
A obra reúne relatos de 53 ex-conselheiros e conselheiras do Conselho Nacional do Ministério Público.
Da Redação
terça-feira, 15 de julho de 2025
Atualizado em 17 de julho de 2025 09:24
Em comemoração aos 20 anos de atuação, o CNMP - Conselho Nacional do Ministério Público - lançou a obra "Memórias do CNMP", um livro com relatos que ajudaram a construir a história da instituição. A cerimônia de lançamento foi realizada no dia 24/6, na sede do CNMP, em Brasília, e marcou um momento especial de homenagem à trajetória coletiva que consolidou a identidade institucional do Conselho.
A solenidade de lançamento ocorreu no dia idealizado pela CALJ - Comissão de Acompanhamento Legislativo e Jurisprudência, presidida pelo conselheiro Edvaldo Nilo, o projeto nasceu do desejo de registrar, a partir de experiências pessoais, o impacto da criação do CNMP no Ministério Público e na sociedade brasileira.
Com leitura dinâmica e 127 páginas disponíveis on-line, a obra permite acessar diretamente os depoimentos por meio de links interativos. Cada relato traz lembranças de julgamentos relevantes, reflexões sobre a evolução institucional e mensagens direcionadas às novas gerações do Ministério Público.
Segundo o conselheiro Edvaldo Nilo, o livro cumpre um importante papel: "Preservar a memória institucional e homenagear aqueles que construíram com a identidade nacional da Corte é essencial para fortalecer a marca da instituição e projetar seu futuro".
A publicação também abre espaço para sugestões de aperfeiçoamento do CNMP e do Ministério Público brasileiro, reforçando o compromisso com a transparência, a história e o avanço das instituições públicas.
Para acessar a versão digital do livro, clique aqui





