FGV Direito Rio cria comitê de Regulação de Mineração
O colegiado integra o projeto "Regulação em Números", na instituição.
Da Redação
quarta-feira, 16 de julho de 2025
Atualizado às 11:55
A FGV Direito Rio acaba de criar o comitê de Regulação de Mineração, com o objetivo de reunir membros do setor econômico em um espaço de troca de conhecimentos e desenvolvimento de ideias que ajudem a enfrentar os desafios do presente e do futuro.
A mineração é tradicionalmente um setor de relevância para a economia nacional e, mais uma vez, renova seu protagonismo com a demanda crescente pelos chamados minerais críticos e estratégicos, impulsionada principalmente pelo constante crescimento da procura por componentes eletrônicos. O novo colegiado está inserido no âmbito do "Regulação em Números", projeto da escola voltado a produzir e difundir conhecimento sobre a atividade regulatória do país.
O comitê, aproveitando a expertise de seus membros, realizará reuniões técnicas, debates, seminários, entrevistas e pesquisas, com foco no compartilhamento de informações entre as partes interessadas no setor. A coordenação do comitê ficará a cargo de Roberta Accioly Souhami.
A criação de comitês é uma iniciativa do projeto "Regulação em Números", lançado em 2017 para produzir e difundir conhecimento sobre a atividade regulatória nacional, contribuir para o aprimoramento do ambiente regulatório e fomentar boas práticas em regulação. Os comitês temáticos têm o intuito de promover relacionamentos institucionais entre a academia, o mercado e o Estado, em um ambiente neutro, abarcando um conjunto diversificado de atividades, incluindo a realização de seminários e pesquisas acadêmicas, a promoção de reuniões entre seus membros e convidados para debater aspectos da regulação setorial, além da produção de coletâneas, artigos e policy papers.







