MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Silveiro Advogados assessora Rio Bravo na estruturação de FIDC
Agronegócio

Silveiro Advogados assessora Rio Bravo na estruturação de FIDC

Com gestão da Rio Bravo e investimento da Desenvolve SP, captação do FIDC foca em empresas da cadeia logística agrícola.

Da Redação

quarta-feira, 16 de julho de 2025

Atualizado às 22:04

Com a assessoria jurídica realizada pelo Silveiro Advogados, a gestora Rio Bravo Investimentos estruturou um FIDC - Fundo de Investimento em Direitos Creditórios voltado exclusivamente à cadeia logística do agronegócio. Já em operação, o fundo conta com aporte inicial de R$ 50 milhões da Desenvolve SP, agência de fomento do governo do Estado de São Paulo.

A operação, estruturada nos termos da resolução da CVM - Comissão de Valores Mobiliários 175, tem como objetivo financiar empresas da cadeia logística do agronegócio preponderantemente no Estado de São Paulo. A escolha estratégica, segundo a Rio Bravo, foi feita para garantir maior foco na infraestrutura que sustenta o setor, como transporte, armazenagem, distribuição e serviços auxiliares.

"A operação é um exemplo claro de como o mercado de capitais pode atuar em sinergia com políticas públicas para destravar investimentos estratégicos, com segurança jurídica e governança adequada", afirma José Roberto Meirelles, sócio e coordenador da área de mercado de capitais e fundos de investimento do Silveiro Advogados. 

"Criamos um ambiente sólido para ajudar a fomentar o suporte logístico à produção agrícola no Estado de SP, aumentando a eficácia de toda a cadeia", complementa Evandro Buccini, sócio da Rio Bravo e responsável pela estruturação do FIDC.

O investimento da Desenvolve SP foi realizado na subclasse sênior do fundo, que garante maior segurança ao cotista em caso de inadimplência e assegura preferência nos pagamentos. Já outros investidores profissionais do mercado ficarão com as subclasses de cotas subordinadas do FIDC (mezanino e júnior).

"Esse tipo de operação reforça o papel dos FIDC como instrumentos ágeis e eficientes para canalizar recursos de longo prazo ao setor produtivo", declara Buccini. 

E Meirelles ressalta: "É uma mostra de como o mercado de fundos de investimento pode colaborar ativamente para soluções inovadoras de financiamento ao setor agro, historicamente um dos setores mais relevantes para a nossa economia".

De fato, o agronegócio representou, em 2024, 23,2% do PIB - Produto Interno Bruto brasileiro, segundo levantamento do Cepea - Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Esalq/USP em parceria com a CNA - Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil.

 (Imagem: Freepik)

Nova MP eleva IR sobre FIDCs para 17,5% e pode impactar atratividade para investidores.(Imagem: Freepik)

Novas regras fiscais aumentam carga sobre FIDCs

A operação do fundo acontece em um momento de atenção para o setor, em razão da MP - Medida Provisória apresentada pelo Ministério da Fazenda que padroniza a alíquota do IR - Imposto de Renda sobre rendimentos de aplicações financeiras em 17,5%, além de introduzir a cobrança de IOF/Títulos (alíquota de 0,38%) sobre a aquisição primária de cotas de FIDC.

A grande maioria dos FIDC se enquadram como instrumentos de longo prazo, com alíquota de IR de 15%. Caso o Congresso Nacional aprove a MP, eles passarão a ser tributados à taxa geral de 17,5%, o que pode afetar a atratividade desse tipo de estrutura para os investidores institucionais.

"Os FIDC seguem sendo instrumentos fundamentais para viabilizar crédito a setores produtivos essenciais da economia, pois ampliam e tornam mais célere o acesso a recursos por empresas que muitas vezes encontram barreiras no crédito tradicional. Independentemente do cenário tributário, seu fortalecimento precisa ser uma agenda relevante para o desenvolvimento econômico sustentável", diz José Roberto Meirelles.

Silveiro Advogados

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA