MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Podcast da e-Xyon reflete sobre os desafios da formação jurídica
Novo episódio

Podcast da e-Xyon reflete sobre os desafios da formação jurídica

Especialistas debatem como a tecnologia, o mercado e a tradição estão redesenhando o ensino do Direito no Brasil.

Da Redação

sexta-feira, 18 de julho de 2025

Atualizado às 15:26

Como preparar futuros advogados em um cenário em que a tecnologia avança mais rápido do que a legislação? Onde o mercado cobra eficiência, mas a sociedade exige responsabilidade social? Essas são algumas das perguntas debatidas no novo episódio do podcast Geração Legal Tech, que recebe dois dos maiores nomes da educação jurídica no Brasil: Thiago Bottino, professor e coordenador da graduação em Direito da FGV-Rio, e Flávio Ahmed, professor da FGV e da Emerj, palestrante e coordenador no Lobo & Lira Advogados.

O conteúdo criado pela e-Xyon, empresa brasileira especializada em tecnologia para departamentos jurídicos, escritórios de advocacia e profissionais do Direito, é uma escuta indispensável para professores, estudantes, advogados e gestores que queiram entender como preparar a próxima geração de juristas em um cenário de transformação.

Com experiências que cruzam o universo acadêmico e o mercado jurídico, os convidados discutem o atual modelo de ensino do Direito, os desafios da formação a distância, o papel das novas tecnologias no currículo e a urgência de preparar profissionais mais conectados com a realidade social do país.

 (Imagem: Divulgação )

Thiago Bottino (mais à frente), e Flávio Ahmed debatem como debatem como a tecnologia está redesenhando o ensino do Direito no Brasil.(Imagem: Divulgação )

Não dá mais para pensar o ensino jurídico como algo isolado do mundo real. O estudante precisa sair da faculdade com bagagem teórica sólida, sim, mas também preparado para lidar com questões práticas, tecnológicas e humanas que ele vai encontrar no exercício da profissão”, afirma Bottino.

Flávio Ahmed, que também atua com Direito Ambiental e sustentabilidade, destaca a responsabilidade das instituições de ensino e dos próprios advogados em formação. “Estamos formando pessoas que vão tomar decisões com enorme impacto social. Por isso, o olhar crítico, a pluralidade e o engajamento com os desafios contemporâneos são indispensáveis”, reforça.

O episódio também aborda temas como o papel da tecnologia na formação jurídica, os riscos de uma visão meramente técnica do Direito e as mudanças que o mercado de trabalho já está exigindo dos novos profissionais.

O podcast está disponível no Spotify e no YouTube.

e-Xyon

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA