MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. AGU e Instituto ESG realizam simpósio sobre tributos sustentáveis
Sustentabilidade

AGU e Instituto ESG realizam simpósio sobre tributos sustentáveis

Conferência magna do ministro Jorge Messias, cinco painéis técnicos, oficina jurídica setorial e chamada de artigos científicos integram a agenda do evento que integra o Circuito COP30 do Global Meeting.

Da Redação

segunda-feira, 21 de julho de 2025

Atualizado às 13:08

O Instituto Global ESG e a AGU - Advocacia-Geral da União realizam, no próximo dia 29/7, no (SHIS QI 15 Conjunto 8, Casa 10 - Lago Sul) em Brasília/DF, o Simpósio de Instrumentos Fiscais e Tributários para a Sustentabilidade, como parte da programação oficial do Global Meeting - Circuito COP30.

A iniciativa integra o Programa ESG20+ e os Conselhos Permanentes voltados à formulação de estratégias jurídicas, fiscais e institucionais para o fortalecimento do desenvolvimento sustentável no país.

Com atividades ao longo de todo o dia, o simpósio tem como objetivo promover o diálogo técnico e interinstitucional sobre os mecanismos fiscais e tributários capazes de impulsionar uma transição ecológica justa, alinhada aos compromissos ambientais, sociais e econômicos do Brasil.

A programação inclui painéis temáticos, conferências e oficinas jurídicas, reunindo representantes de alto nível do setor público, academia e sociedade civil.

"Estamos diante de uma virada de chave. Os instrumentos fiscais e tributários sustentáveis não são apenas uma pauta econômica ou ambiental, mas um imperativo civilizatório. Este simpósio é parte de um esforço estratégico para fortalecer a governança pública com base em justiça fiscal e responsabilidade socioambiental", afirma Alexandre Arnone, chairman do Grupo Arnone, sócio-nominal da Arnone Advogados Associados e fundador do Instituto Global ESG.

Abertura oficial e conferência magna da AGU

A programação tem início às 8h com credenciamento e café de boas-vindas, seguido da abertura oficial às 9h e da conferência magna do ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, que abordará a centralidade da AGU na promoção da segurança jurídica e da governança fiscal sustentável.

 (Imagem: Divulgação)

AGU e Instituto ESG promovem simpósio sobre tributos e justiça fiscal sustentável.(Imagem: Divulgação)

Painéis da manhã discutem reforma tributária e mercado de carbono

O Painel 1, previsto para às 10h30, discutirá "Reforma Tributária, Justiça Fiscal e Sustentabilidade", com foco nas implicações do imposto seletivo e do Fundo de Compensação em termos ambientais. 

Na sequência, às 11h30, o Painel 2 abordará "Tributação e Mercado de Carbono", explorando os créditos como instrumentos de incentivo à descarbonização da economia.

Painel especial e oficina jurídica ampliam escopo técnico da tarde

No período da tarde, a partir das 14h30, o Painel Especial tratará das contribuições da Sejan - Secretaria de Justiça Ambiental e do Pronaclima - Programa Nacional sobre Mudança do Clima como ferramentas para diagnósticos técnicos e segurança jurídica das estratégias tributárias sustentáveis.

Às 15h30, o Painel 3 trará o tema "Transação Tributária Sustentável: Instrumento de Justiça Fiscal e Ambiental".

No mesmo horário, em ambiente paralelo, ocorrerá o Workshop Jurídico Setorial, voltado a advogados da União, procuradores Federais e membros da AGU, que debaterão os desafios jurídicos da governança setorial sustentável e propostas de solução aplicadas.

Litigiosidade, sustentabilidade fiscal e encerramento com chamada científica

Às 16h45, o Painel 5 abordará "Gestão Estratégica da Litigiosidade", com foco em seus impactos socioambientais, recuperação de ativos e caminhos para o equilíbrio fiscal com responsabilidade.

A partir das 18h, será realizada a leitura da Carta-Manifesto do simpósio e o lançamento oficial do edital de chamada de artigos científicos para a obra coletiva Governança Sustentável: A visão brasileira do novo sistema fiscal e tributário com impacto socioambiental. O encerramento contará também com coquetel e espaço de integração entre os participantes.

Transmissão ao vivo para a ESAGU e cobertura institucional

Toda a programação será transmitida ao vivo, com exclusividade, aos membros da ESAGU - Escola Superior da Advocacia-Geral da União, das 9h às 18h. No período da tarde, além da transmissão do palco principal, o Workshop Jurídico Setorial também contará com exibição simultânea, garantindo acesso especializado às discussões paralelas de governança jurídica e sustentabilidade setorial.

 Liderança brasileira e construção normativa sustentável

Mais do que uma agenda técnica, o simpósio consolida um movimento estratégico de articulação interinstitucional em torno da justiça fiscal, da descarbonização da economia e da governança pública orientada ao desenvolvimento sustentável. A convergência entre diagnóstico jurídico, inovação normativa e responsabilidade socioambiental projeta o Brasil como referência internacional na criação de mecanismos fiscais voltados ao futuro.

"A partir da inteligência fiscal e da capacidade jurídica institucional que o Brasil já possui, temos a oportunidade de liderar internacionalmente um novo modelo de desenvolvimento com impacto real sobre o meio ambiente e a redução das desigualdades. Essa construção é coletiva, técnica e estruturante", destaca o advogado Sóstenes Marchezine, vice-presidente do Instituto Global ESG, diretor-geral do Programa ESG20+, cofundador do Movimento Interinstitucional ESG na Prática e secretário-executivo da FPESG - Frente Parlamentar ESG na Prática do Congresso Nacional.

Para mais informações, clique aqui.

Arnone Advogados Associados

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.