MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF julgou mandado de segurança patrocinado por procuradores federais contra atos do TCU

STF julgou mandado de segurança patrocinado por procuradores federais contra atos do TCU

Da Redação

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Atualizado às 08:27


Opinião

Advocacia constrangida

O STF julgou no último dia 9 de agosto mandado de segurança patrocinado por procuradores federais contra atos do Tribunal de Contas de União que iniciou investigação contra eles para fiscalizar atos administrativos apoiados em pareceres jurídicos favoráveis.

A decisão relatada pelo ministro Marco Aurélio indeferiu o pedido de trancamento da investigação sustentando que a Lei de Licitações impõe responsabilidade solidária aos procuradores quando dispõe que as minutas de editais de licitação devem ser previamente examinadas e aprovadas por Assessoria Jurídica da Administração.

No julgamento o ministro Gilmar Mendes divergiu da maioria afirmando que "embora não considere que o advogado público está isento de responsabilidade esta deve ser pertinente a própria atividade de consultoria jurídica". O advogado Eduardo Ramires, de Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia, considera a decisão do STF um precedente muito grave para o exercício da advocacia no assessoramento jurídico da Administração. "A razão estava com o Ministro Gilmar Mendes quando distinguiu a responsabilidade própria do exercício da Consultoria Jurídica daquela responsabilidade de gestão administrativa que compete exclusivamente ao administrador".

Espera-se, segundo Ramires, que em julgamentos futuros a Corte repare esse equívoco que ao constranger o exercício da advocacia irá certamente contribuir para a paralisia da atividade da Administração Pública.

_______________

Fonte: Edição nº 260 do Litteraexpress - Boletim informativo eletrônico da Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia.

 

 

 

 

_____________________

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...