Unisa adquire naming rights da estação Adolfo Pinheiro, da ViaMobilidade
Parceria reforça a presença da marca da Universidade na Zona Sul de São Paulo.
Da Redação
terça-feira, 29 de julho de 2025
Atualizado às 14:39
A Universidade Santo Amaro - Unisa, uma das principais instituições de ensino médico do país, reforça seu compromisso com a comunidade e sua estratégia de fortalecimento de marca ao adquirir os naming rights da estação Adolfo Pinheiro, na linha 5-lilás da ViaMobilidade. A partir de agora, a estação passará a se chamar estação Adolfo Pinheiro Unisa.
A parceria firmada com a plataforma de trilhos da Motiva - maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil - para o direito de nome (naming rights) prevê ativações personalizadas e estratégicas, com presença da marca em diversos pontos de contato, como mapas, sinalização, mídia digital, anúncios sonoros, ações de imprensa e ativações no local, cocriando valor real com as empresas parceiras.
De acordo com a diretora de marketing da Unisa, Lúcia Ribeiro, ao longo de mais de cinco décadas de atuação, a Unisa tem sido um pilar no desenvolvimento da Zona Sul de São Paulo, além de representar uma conexão com o sonho do diploma universitário. "O acordo que permitirá dar o nome da Unisa à estação será um importante marco para nossa instituição, que, concomitantemente a essa parceria, anunciou a abertura de mais uma unidade, próxima ao metrô Liberdade. É um processo de expansão significativo para a marca", sinalizou.
"As estações de trem e metrô são mais do que pontos de embarque e desembarque - elas fazem parte da rotina das pessoas, contam histórias e refletem o território em que estão inseridas. Quando uma instituição com forte presença na região e compromisso com a transformação social associa seu nome a esse espaço, ela passa a fazer parte ativa do dia a dia de milhares de pessoas que circulam por nossas estações", explica João Pita, diretor comercial da plataforma de trilhos da Motiva.
Para Pita, essa é justamente a proposta dos projetos de naming rights: criar conexões significativas entre marcas e cidade, transformar a paisagem urbana e gerar valor para a sociedade. "É assim que enxergamos o futuro da mobilidade - com mais propósito, proximidade e impacto positivo", reforça o executivo.
A estratégia de marketing da Unisa também inclui o incentivo à cultura e ao esporte. Neste ano, a instituição é uma das apoiadoras da Osesp - Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo durante a 55ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão. No esporte, a Unisa renovou o patrocínio com a FDF - Federação Paulista de Futebol e apoia a Copa Pioneer de Futebol de Várzea, uma das principais competições de futebol amador do Brasil.
Da sala de aula ao compromisso com a sociedade
Fundada em uma comunidade com alta vulnerabilidade social, a Unisa integra ensino, pesquisa e extensão em todos os seus cursos. Esse modelo fortalece o processo de aprendizado por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa e da interação social com a comunidade, promovendo uma troca de saberes entre a academia e a sociedade.
Com sede em São Paulo, a Unisa possui seis unidades universitárias nas regiões de Santo Amaro (Adolfo Pinheiro), Interlagos, Marechal Deodoro, Guarulhos e Liberdade. A instituição conta ainda com mais de 450 polos de EAD em todo o Brasil. Na área da saúde, a Unisa realiza mais de 500 mil atendimentos anuais à comunidade por meio de seu hospital-escola, clínicas e projetos de responsabilidade social, destacando-se no cenário nacional.





