MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. PUC-SP realiza curso de letramento racial à comunidade acadêmica
Antirracismo

PUC-SP realiza curso de letramento racial à comunidade acadêmica

Aula da cientista social Maria Ribeiro, nesta quinta-feira, 31/7, inicia uma série de ações da agenda antirracista da Universidade.

Da Redação

quarta-feira, 30 de julho de 2025

Atualizado às 12:25

A PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão promove nesta quinta-feira, 31/7, às 17h, no auditório 333, o curso de letramento racial, em atenção ao compromisso assumido com os estudantes envolvidos no movimento estudantil no primeiro semestre de 2025. O evento atende a uma antiga demanda da comunidade puquiana e tem como público-alvo estudantes, professores e funcionários. A atividade marca o início de uma série de ações que integram a agenda antirracista da Universidade, implementada com o apoio da PRÓ-CRC - Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias.

A aula será ministrada pela pesquisadora Maria Ribeiro, cientista social, mestre e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com pós-doutorado pela USP - Universidade de São Paulo. Ela é professora no PPGHDL - Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da USP e na COGEAE - Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da PUC-SP. Também atua como redatora-geral do SIAPARTO - Simpósio Internacional de Assistência ao Parto e integra o conselho do Núcleo Diversitas (FFLCH-USP). Seu relatório de pós-doutorado, "Ginecológicas: o nascimento negro para além da tragédia", foi contemplado pelo Proac - Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo.

Esta iniciativa da PUC-SP visa promover reflexões críticas sobre o racismo estrutural e fomentar ações educativas comprometidas com os direitos humanos, a equidade e a Justiça social.

 (Imagem: Reprodução)

A iniciativa promove reflexões sobre racismo estrutural e ações educativas em direitos humanos, equidade e Justiça social.(Imagem: Reprodução)

"A agenda antirracista da PUC-SP é expressão do nosso compromisso institucional com a dignidade humana e com a formação cidadã de nossos estudantes. O curso de letramento racial é uma ação concreta e marca o início de um caminho que deve ser permanente dentro da Universidade", afirmou o reitor e professor Vidal Serrano Junior.

Para a professora Myrt Thânia de Souza Cruz, pró-reitora de Cultura e Relações Comunitárias, "a formação em letramento racial é essencial para que toda a comunidade universitária compreenda as raízes históricas e sociais do racismo, assim como para que possamos construir um ambiente mais justo, inclusivo e solidário na Universidade".

"É uma honra e uma grande responsabilidade abrir esse ciclo de debates com uma pesquisadora da relevância de Maria Ribeiro. A diversidade, a escuta e o diálogo devem ser pilares da nossa convivência acadêmica e social", completa a professora responsável pela atividade.

Para participar, é necessário realizar inscrição neste link. Haverá concessão de certificado de horas extracurriculares.

PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...