CEDES anuncia parceria com Universidade de Bolonha para pós-doutorado jurídico
Iniciativa inédita promove integração acadêmica e experiências práticas no sistema jurídico brasileiro.
Da Redação
quarta-feira, 30 de julho de 2025
Atualizado em 1 de agosto de 2025 08:30
O CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social e a UNIBO - Universidade de Bolonha firmaram uma parceria inédita para oferecer um programa internacional de pós-doutorado em Direito, com início previsto para esse mês. A iniciativa reforça o compromisso do CEDES com a internacionalização da pesquisa jurídica e a formação de quadros acadêmicos com atuação global.
A primeira etapa será realizada na sede do CEDES, em São Paulo, com aulas conduzidas pelo professor Luca Mezzetti, catedrático de Direito Constitucional e diretor da Faculdade de Direito da UNIBO. O objetivo é integrar o conhecimento jurídico teórico à vivência institucional brasileira. A programação inclui seminários, orientações de pesquisa e visitas institucionais a órgãos como o TJ/SP, o TRT-3 - Tribunal Regional Federal da 3ª Região e a OAB - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo.
A segunda etapa prevê o desenvolvimento individual das pesquisas, com o apoio de orientadores da Universidade de Bolonha, ao longo de 14 meses. A terceira e última fase acontecerá na própria UNIBO, em 2026, quando os pesquisadores apresentarão o estágio de suas investigações para avaliação. Os aprovados receberão o Certificado de Pesquisa Pós-Doutoral em Direito, expedido pela Universidade de Bolonha.
A parceria com Bolonha integra um conjunto de ações de internacionalização promovidas pelo CEDES, que, nos últimos anos, levou seus alunos de pós-graduação a encontros acadêmicos em instituições como as universidades de Salamanca (Espanha), Zhejiang (China) e Coimbra (Portugal).
Programa Internacional de Pós-Doutorado CEDES / Universidade de Bolonha
Local das aulas: Sede do CEDES - São Paulo/SP
Instituição parceira: Universidade de Bolonha (Itália)
Atividades: Aulas presenciais, seminários e visitas institucionais
Órgãos participantes nas visitas institucionais: TJ/SP, TRF-3, OAB-SP






