MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF manifesta apoio a Moraes contra sanções aplicadas pelos EUA
Manifestação

STF manifesta apoio a Moraes contra sanções aplicadas pelos EUA

Em nota, Corte reafirmou competência para julgar crimes contra a democracia.

Da Redação

quarta-feira, 30 de julho de 2025

Atualizado às 20:00

O STF divulgou nota oficial nesta quarta-feira, 30, em resposta às sanções dos EUA aplicadas ao ministro Alexandre de Moraes.

No comunicado, a Corte reafirma a competência exclusiva para julgar crimes que atentem gravemente contra a democracia brasileira, como a proposta pela PGR contra Bolsonaro e aliados, e assegura que as decisões do relator têm sido submetidas e confirmadas pelo colegiado competente.

A nota destaca que, no curso das investigações contra o ex-presidente, surgiram "indícios graves" da existência de um plano que previa inclusive o assassinato de autoridades públicas.

Diante do cenário, o Supremo reforça que todas as medidas adotadas pelo relator foram posteriormente ratificadas pelo colegiado competente, afastando a ideia de decisões unilaterais e arbitrárias.

O texto também sublinha o compromisso do Supremo com os princípios constitucionais e legais que garantem o devido processo legal e um julgamento justo a todos os envolvidos.

A Corte também manifestou solidariedade institucional ao ministro Alexandre de Moraes, alvo das medidas internacionais.

 (Imagem: Arte Migalhas)

STF se pronunciou após sanções dos Estados Unidos ao ministro Alexandre de Moraes.(Imagem: Arte Migalhas)

Veja a íntegra da manifestação:

"Em razão das sanções aplicadas ao Ministro Alexandre de Moraes, um dos seus integrantes, o Supremo Tribunal Federal vem se pronunciar na forma abaixo:

1 . O julgamento de crimes que implicam atentado grave à democracia brasileira é de exclusiva competência da Justiça do país, no exercício independente do seu papel constitucional.

2. Encontra-se em curso, perante o Tribunal, ação penal em que o Procurador-Geral da República imputou a um conjunto de pessoas, inclusive a um ex-Presidente da República, uma série de crimes, entre eles, o de golpe de Estado.

3. No âmbito da investigação, foram encontrados indícios graves da prática dos referidos crimes, inclusive de um plano que previa o assassinato de autoridades públicas.

4. Todas as decisões tomadas pelo relator do processo foram confirmadas pelo Colegiado competente.

5. O Supremo Tribunal Federal não se desviará do seu papel de cumprir a Constituição e as leis do país, que asseguram a todos os envolvidos o devido processo legal e um julgamento justo.

6. O Tribunal manifesta solidariedade ao Ministro Alexandre de Moraes.

Brasília, 30 de julho de 2025."

Patrocínio

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA