MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Área do Corcovado onde fica o Cristo é da União, decide Justiça Federal
RJ

Área do Corcovado onde fica o Cristo é da União, decide Justiça Federal

Sentença reconhece que a Mitra Arquiepiscopal não tem direito de posse e confirma reintegração das lojas ao ICMBio, responsável pela gestão do Parque Nacional da Tijuca.

Da Redação

quinta-feira, 31 de julho de 2025

Atualizado às 07:58

A Justiça Federal no Rio de Janeiro decidiu que a área do Alto Corcovado, onde está localizado o Monumento do Cristo Redentor, pertence à União. A sentença foi proferida pela juíza Federal Maria Alice Paim Lyard, da 21ª vara Federal, em 23 de junho deste ano.

A decisão confirma a reintegração de posse das lojas comerciais situadas no local em favor do ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, responsável pela gestão do Parque Nacional da Tijuca, onde está inserido o Corcovado. A medida é considerada estratégica para o plano de revitalização da área, que prevê melhorias na segurança, acessibilidade e conforto dos visitantes.

 (Imagem: Tomaz Silva/Agência Brasil)

Justiça Federal reconhece que área do Corcovado onde fica o Cristo Redentor pertence à União.(Imagem: Tomaz Silva/Agência Brasil)

Legítima possuidora

A controvérsia teve início em 2020, quando a Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro ingressou com ação judicial alegando ser a legítima possuidora do terreno. A entidade religiosa baseou sua argumentação em dois documentos: um aforamento emitido pela União em 1934 e um termo de cessão gratuita de 1981.

No entanto, o documento de 1934 abrange apenas 477,54 m² em área próxima aos antigos trilhos da Estrada de Ferro, distante do pedestal do Cristo e das lojas. Já a cessão de 1981 foi revogada em 1991.

A AGU, que atuou em defesa do ICMBio, argumentou que o aforamento perdeu validade devido ao não pagamento do foro. A juíza acolheu os argumentos da União e afirmou, na sentença, que "não há comprovação do direito real de domínio útil sobre os imóveis" por parte da Mitra. Ainda segundo a magistrada, "apesar de haver construído o monumento do Cristo Redentor, sem ajuda do Poder Público, não detém a Igreja qualquer direito sobre o terreno em que foi erguida a estátua, pedestal e capela".

A Mitra foi condenada ao pagamento das custas processuais, além de honorários periciais e advocatícios. Os comerciantes que ocupam as lojas no local apresentaram embargos de declaração, ainda pendentes de julgamento.

Informações: Agência Brasil.

Patrocínio

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA