MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Moraes manda AGU adotar providências para extradição de Carla Zambelli
Volta, Carla

Moraes manda AGU adotar providências para extradição de Carla Zambelli

Ministro reconheceu trânsito em julgado da condenação e encaminou providências para repatriar a parlamentar.

Da Redação

quinta-feira, 31 de julho de 2025

Atualizado às 17:05

Ministro Alexandre de Moraes determinou, nesta quinta-feira, 31, a notificação da AGU - Advocacia-Geral da União, para acompanhar o processo de extradição da deputada Carla Zambelli, que foi presa, em Roma, e adotar as providências cabíveis.

Diante da fuga do distrito da culpa da parlamentar e da confirmação de que ela se encontrava na Itália, Moraes já havia determinado à secretaria Judiciária do STF o envio dos documentos necessários ao ministério da Justiça e Segurança Pública para formalização do pedido de extradição.

O que é fuga do distrito da culpa?
A expressão "fuga do distrito da culpa", na área jurídica, refere-se à atitude de um acusado que se ausenta do local onde tramita o processo criminal, com o objetivo de dificultar ou impedir a sua localização e participação no processo, ou ainda para evitar a aplicação da lei penal. 

O requerimento se baseia no tratado firmado entre Brasil e Itália, além das disposições da lei de migração (lei 13.445/17).

Com a prisão comunicada oficialmente pelas autoridades italianas, o relator reforçou a necessidade de atuação da AGU, bem como da PGR, no acompanhamento do procedimento de repatriação.

 (Imagem: Gabriela Biló/Folhapress | Antonio Augusto/STF)

Moraes pede providências a AGU para extraditar a deputada Carla Zambelli, que foi presa na Itália.(Imagem: Gabriela Biló/Folhapress | Antonio Augusto/STF)

Entenda

Zambelli foi condenada pelo STF a 10 anos de reclusão, em regime inicial fechado, pelos crimes de falsidade ideológica e invasão de dispositivo informático qualificada.

A decisão foi proferida pela 1ª turma da Corte, que também condenou o hacker Walter Delgatti Neto a 8 anos e 3 meses de prisão, além de 160 dias-multa, pelas mesmas infrações.

Em 6 de junho, a 1ª turma do STF rejeitou por unanimidade os embargos de declaração apresentados pelas defesas, classificando-os como protelatórios e determinando a certificação do trânsito em julgado da decisão, independentemente da publicação do acórdão.

A parlamentar foi presa em Roma, na Itália, no último dia 29, conforme comunicado da Interpol à Polícia Federal.

Veja o despacho.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS