MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Gonet repudia “assombrosa investida” a Moraes e defende soberania
Defesa institucional

Gonet repudia “assombrosa investida” a Moraes e defende soberania

Em discurso no STF, chefe do MPF prestou solidariedade à Corte e afirmou que sua autoridade deve ser respeitada dentro e fora do país.

Da Redação

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Atualizado às 12:57

Durante a solenidade de reabertura do semestre judiciário nesta sexta-feira, 1º, o procurador-Geral da República, Paulo Gonet, fez firme pronunciamento em defesa do STF e do ministro Alexandre de Moraes. 

Representando o MPF na sessão, Gonet repudiou o que classificou como "assombrosas e inconcebíveis investidas" contra o ministro, destacando a legitimidade de sua atuação no exercício de suas funções jurisdicionais.

O chefe do MPF frisou que todas as ações de Moraes estão “invariavelmente submetidas às regras de controle do colegiado” e reafirmou a solidariedade institucional ao ministro, estendendo o gesto a todo o Supremo e ao Poder Judiciário brasileiro. 

Paulo Gonet também ressaltou que o Supremo exerce parcela da soberania do Estado brasileiro, e que esta deve ser respeitada por todos, "no país e no exterior". 

A fala ocorre em meio à escalada de ataques contrários às decisões relacionadas aos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

Demonstrando confiança no trabalho da Corte, declarou que o semestre que se inicia será, como de costume, marcado por “profícuos resultados” no cumprimento da missão constitucional do Tribunal.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA