MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CNJ abre PAD contra desembargador do TJ/MT por venda de sentenças
Conduta investigada

CNJ abre PAD contra desembargador do TJ/MT por venda de sentenças

Relator apontou troca de mensagens fora dos canais oficiais e patrimônio incompatível com a renda declarada pelo magistrado.

Da Redação

quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Atualizado às 11:05

Em decisão unânime, o plenário do CNJ determinou a instauração de processo administrativo disciplinar contra o desembargador João Ferreira Filho, do TJ/MT, por suspeita de envolvimento em esquema de venda de sentenças judiciais. A deliberação, tomada nesta terça-feira, 5, durante a 10ª sessão ordinária de 2025, teve relatoria do corregedor nacional de Justiça, ministro Campbell Marques.

O caso diz respeito à apuração de eventuais vínculos entre o desembargador e o advogado Roberto Zampieri, assassinado em dezembro de 2023 em Cuiabá/MT. Segundo os autos, João Ferreira Filho é suspeito de proferir decisões judiciais mediante recebimento sistemático de vantagens indevidas, supostamente patrocinadas pelo advogado e outras pessoas.

 (Imagem: Divulgação/TJMT)

CNJ abre processo contra desembargador do TJ/MT por suspeita de venda de sentenças.(Imagem: Divulgação/TJMT)

De acordo com o ministro Campbell Marques, a principal base das suspeitas é a troca de mensagens entre o magistrado e Zampieri por fora dos canais oficiais do tribunal. O corregedor também afastou a alegação de ilegalidade na coleta do conteúdo do celular do advogado, esclarecendo que "o acesso aconteceu mediante autorização da família".

A investigação foi sustentada, conforme o relator, em ao menos cinco fundamentos. Ele apontou que, além dos diálogos comprometedores, que indicam tanto uma "incomum proximidade" como o "inequívoco pagamento de vantagens indevidas para a prolação de decisões judiciais", também foram identificados "gastos incompatíveis com a renda formalmente declarada".

Entre os indícios destacados, o ministro elencou: uso elevado de cartão de crédito; aquisição de imóveis em valores superiores aos declarados no imposto de renda; existência de bens não informados ao Fisco; e o recebimento de vantagens indevidas por meio da filha e da esposa.

Além da instauração do PAD, o plenário decidiu manter o afastamento cautelar de João Ferreira Filho das funções de desembargador do TJ/MT, medida em vigor desde agosto do ano passado. O conselheiro Ulisses Rabaneda se declarou impedido.

Patrocínio

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...