MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Mário Luiz Delgado participa de evento sobre a Reforma do Código Civil
Código Civil

Mário Luiz Delgado participa de evento sobre a Reforma do Código Civil

Seminário reuniu especialistas para refletir sobre os impactos, os desafios e a modernização da legislação.

Da Redação

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

Atualizado às 11:10

No dia 7/8, foi realizada a abertura oficial do "Seminário Reforma do Código Civil", na Cidade da Advocacia, com o painel "Por que reformar o Código Civil?". O encontro ocorreu no auditório Prerrogativas e reuniu integrantes da Comissão de Juristas do Senado Federal, além de representantes da OAB/RS.

Na abertura do painel, o presidente da Ordem gaúcha, Leonardo Lamachia, ressaltou a qualificação dos convidados e a importância do diálogo promovido pela entidade:

"Estou diante de pessoas com relevância e talento para falar plenamente da reforma do Código Civil. O nosso papel como instituição OAB é promover debate para aqueles que defendem ou não a reforma. Debater amplamente a lei civil significa um aperfeiçoamento da sociedade", frisou. 

A mediação do painel foi realizada pelo presidente da Comissão de Acompanhamento da Reforma do Código Civil da OAB/RS, Bruno Miragem, e pelo conselheiro federal da OAB/RS, Pedro Alfonsin.

Ao dar as boas-vindas aos presentes, Bruno Miragem destacou a importância de um debate plural durante os dias de evento. "O esforço pelas visões, sempre de boa-fé, contribui para o debate e para a construção do Código Civil", disse Miragem. 

Pedro Alfonsin reforçou, em sua fala, o compromisso com o aprimoramento da legislação civil. "Essa construção, artigo por artigo, demonstra quais transformações trarão mais clareza para a sociedade".

O membro da Comissão de Juristas do Senado Federal, Mário Luiz Delgado, sócio fundador do escritório MLD - Mário Luiz Delgado Sociedade de Advogados, contextualizou a história do Código Civil atual, concebido na década de 1970, ainda sob o regime militar, e só aprovado em 2002.

 (Imagem: Equipe Sabrina Gabana)

Presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, no painel sobre a Reforma do Código Civil.(Imagem: Equipe Sabrina Gabana)

Delgado ressaltou a importância de uma atualização compatível com a sociedade brasileira de hoje. "A atualização civil de um país é a função mais importante do Parlamento de qualquer país democrático. Em decorrência da própria evolução da sociedade, a lei não consegue acompanhar na mesma velocidade, é natural que as leis precisem se atualizar".

Para o jurista, o Direito das Sucessões é uma das áreas mais defasadas da atual legislação por ser a parte "mais intacta do anteprojeto elaborado nos anos 70". Delgado também alertou para os riscos provocados pela defasagem entre a lei e a jurisprudência: "O texto atual está desatualizado, e é essa insegurança jurídica que nós queremos afastar".

Laura Porto, integrante da Comissão de Juristas do Senado Federal, destacou que a proposta não rompe com o Código atual, mas atualiza suas bases diante das transformações sociais:

"Não tem nada novo, mas há muitas transformações na sociedade. Não é que o Código seja ruim, mas ele se desatualizou. Estamos mantendo a base do Código Civil atual." A advogada ressaltou, ainda, a participação feminina nesse processo: "Essa é a primeira atualização da história com a participação de mulheres", comemorou. 

A relatora da Subcomissão de Direito Digital para a Reforma do Código Civil falou sobre a conexão do tema com as demais áreas: "O livro digital tem relação com todos os demais livros, tudo toca no livro digital, o tema é transversal, então conversa com todos os outros." A advogada ressaltou, ainda, que o texto será amplamente discutido no Congresso Nacional, como prevê o processo democrático.

Convidado a subir ao palco para dividir seu amplo conhecimento sobre o tema, o advogado, parecerista e jurista Nelson Rosenvald destacou mudanças profundas na área: "A responsabilidade civil de hoje não é a do Código Civil de 2002", disse.

O também membro da Comissão do Código Civil no Senado enfatizou, ainda, a distância entre a legislação vigente e a realidade atual da sociedade brasileira: "O que temos hoje são 126 anos de atraso com relação à sociedade em que vivemos", completou Rosenvald. 

A programação do "Seminário Reforma do Código Civil" seguiu durante a tarde, com o painel "Riscos e Desafios da Reforma do Código Civil", aprofundando o debate sobre os impactos e as possíveis consequências das mudanças propostas na legislação.

MLD - Mário Luiz Delgado Sociedade de Advogados

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...