MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Para Djamila Ribeiro, é preciso "mudar a cara" do Judiciário
Entrevista

Para Djamila Ribeiro, é preciso "mudar a cara" do Judiciário

Em entrevista ao Migalhas, filósofa defendeu mais negros e mais mulheres na magistratura.

Da Redação

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

Atualizado em 3 de outubro de 2025 13:32

A filósofa e ativista Djamila Ribeiro defendeu que o sistema de Justiça brasileiro assuma um papel mais sensível e inclusivo no combate ao racismo. Em entrevista ao Migalhas, ela afirmou que é fundamental ampliar a presença de mulheres e pessoas negras em cargos de decisão no Judiciário, de forma a romper com a visão meramente tecnicista e aproximar a Justiça das realidades vividas por grupos historicamente marginalizados.

A entrevista foi concedida durante o XIX Conbrascom, realizado em São Luís, no Estado do Maranhão. 

Para Djamila, o Judiciário deve ir além da aplicação fria da lei, incorporando uma compreensão profunda sobre o contexto social no qual a população negra está inserida.

"A Justiça precisa olhar para essas questões. Histórias foram invisibilizadas. É preciso sensibilidade para entender como as desigualdades afetam a vida da população negra e não criminalizar ainda mais."

Assista:

Segundo a pesquisadora, a formação de quem atua no sistema de Justiça é parte essencial dessa mudança. Djamila também ressaltou que, embora alguns tribunais tenham apresentado avanços, ainda existem decisões que agravam a situação de grupos vulneráveis. Por isso, para ela, a luta por representatividade deve caminhar junto com a promoção de políticas que efetivamente garantam justiça e igualdade.

 

Quem é Djamila Ribeiro

Djamila Ribeiro é filósofa, escritora e uma das mais influentes vozes no debate sobre questões raciais e de gênero no Brasil. Mestre em Filosofia Política pela Unifesp, já atuou como secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo e é reconhecida por seu trabalho acadêmico e ativista. Autora de diversos livros, tornou-se amplamente conhecida pela obra Pequeno Manual Antirracista, best-seller que aborda, de forma didática, ações concretas para combater o racismo no cotidiano.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista