USP Institui Comissão do Bicentenário da Faculdade de Direito
A solenidade foi seguida pela primeira reunião do Grupo de Trabalho.
Da Redação
segunda-feira, 11 de agosto de 2025
Atualizado em 12 de agosto de 2025 09:22
A Diretoria da Faculdade de Direito da USP oficializou hoje a criação da "Comissão do Bicentenário da Criação dos Cursos Jurídicos no Brasil", uma iniciativa que marca um momento importante na história da instituição. A cerimônia de instalação ocorreu na Sala da Congregação do Largo São Francisco, reforçando o compromisso da universidade com a celebração dos 200 anos da Faculdade de Direito da USP.
A solenidade foi seguida pela primeira reunião do Grupo de Trabalho, que discutiu os andamentos das atividades para os próximos dois anos, quando será comemorado o bicentenário da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, criada em 11 de agosto de 1827, juntamente com a Faculdade de Direito de Olinda.
O grupo também discutiu a criação de uma logomarca oficial para a celebração, que será utilizada em publicações, eventos e materiais de divulgação, reforçando a identidade dos festejos sob o lema "Todos juntos pelos 200 anos".
O evento contou com a presença de ilustres antigos alunos, como o presidente da OAB/SP, Leonardo Sica, e o renomado advogado Celso Mori.
Estava presente também o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.
A comissão reúne cabeças de distintas gerações para pensar o presente e o futuro da faculdade, com os propósitos que sempre permearam as Arcadas e que unem todos os fransciscanos: contribuir para a democracia, constituição dos direitos fundamentais, pela igualdade e justiça social.




