MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Mattos Filho promove cartilha sobre naturalização de migrantes
Cidadania

Mattos Filho promove cartilha sobre naturalização de migrantes

Material elaborado pelo escritório, em parceria com a Enactus USP São Francisco, traz informações claras e juridicamente fundamentadas sobre os diferentes tipos de naturalização.

Da Redação

terça-feira, 12 de agosto de 2025

Atualizado às 13:53

Em um cenário de crescente fluxo migratório, o Brasil tem se consolidado como um dos principais destinos de migrantes e refugiados na América Latina. Entre 2015 e 2024, o país recebeu mais de 454 mil solicitações de reconhecimento da condição de refugiado, provenientes de pessoas de 175 nacionalidades diferentes.

Apenas em 2024, foram registradas 68.159 novas solicitações, evidenciando a crescente demanda por políticas públicas inclusivas e mecanismos de acolhimento eficazes. 

Diante desse contexto, o Mattos Filho, em parceria com o Projeto Sol Novum, desenvolvido pela Enactus USP São Francisco, lançou uma cartilha informativa sobre o procedimento de naturalização no Brasil, fruto de uma formação jurídica promovida pelo Mattos Filho para os voluntários do projeto, com foco na lei de migração (lei 13.445/17) e no decreto 9.199/17, que regulamenta o processo de naturalização no país.

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

O material tem como objetivo oferecer informações claras, acessíveis e juridicamente fundamentadas sobre os diferentes tipos de naturalização, seus requisitos legais, documentos necessários e os procedimentos junto à Polícia Federal e ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

"Mais do que um guia técnico, a cartilha representa um instrumento de empoderamento jurídico e de fortalecimento da cidadania. Em um país que acolhe comunidades oriundas de contextos de crise como Venezuela, Haiti, Síria, Afeganistão e República Democrática do Congo, garantir o acesso à informação é essencial para que essas pessoas possam exercer plenamente seus direitos - incluindo o acesso à saúde, educação, trabalho, assistência social e proteção contra violações de direitos", ressalta Flavia Regina Oliveira, sócia da área Mattos Filho 100% Pro Bono.

A iniciativa também está alinhada aos compromissos internacionais assumidos pelo Brasil, como o Pacto Global para Migração Segura, Ordenada e Regular, e reforça o papel da advocacia pro bono e da sociedade civil organizada na construção de políticas públicas mais humanas, inclusivas e eficazes.

Clique aqui e acesse o material.

Mattos Filho

Patrocínio

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...