MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Seminário na PUC/SP discute direito das vítimas e práticas restaurativas
Direito das vítimas

Seminário na PUC/SP discute direito das vítimas e práticas restaurativas

Organizado pelo projeto “Defenda-se”, o evento conta com atividades voltadas a profissionais do Direito, assistentes sociais, médicos, psicólogos, enfermeiros, socorristas e policiais.

Da Redação

quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Atualizado às 12:01

Acontece nesta quarta e quinta-feira, 13 e 14/8, no auditório da PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão, o seminário jurídico “Direitos das Vítimas: O Estatuto da Vítima na Defesa dos Direitos das Mulheres”. Presencial e 100% gratuito, o evento ocorre das 9h às 13h, com público-alvo formado por profissionais do Direito e das Forças de Segurança Pública, assistentes sociais, médicos, psicólogos, enfermeiros, socorristas e representantes de instituições que atendem vítimas. A secretária nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, do Ministério da Mulher, Estela Bezerra, será uma das expositoras. Haverá emissão de certificado.

O seminário é uma iniciativa do projeto “Defenda-se”, que oferece, gratuitamente, acolhimento jurídico e psicológico e aulas de defesa pessoal a vítimas de violência doméstica. O programa é desenvolvido em São Paulo pelo Pró-Vítima - Instituto Brasileiro de Atenção e Proteção Integral às Vítimas em parceria com o Instituto Paulo Kobayashi.

Realizado na PUC-SP (Rua Monte Alegre, 984, Perdizes), o evento será conduzido por juristas e especialistas em Direito das Vítimas e em Práticas Restaurativas. Serão três painéis temáticos por dia, além de análises técnicas e constitucionais.

O objetivo é debater avanços na proteção às vítimas no Brasil e o papel do Estatuto da Vítima (PL 3.890/20) na promoção dos direitos das mulheres. Aprovada no fim do ano passado pela Câmara dos Deputados, em Brasília, a proposta segue em apreciação no Senado Federal.

A abertura foi em 13/8, às 9h, no 1º andar da PUC-SP, conduzida pela presidente do Pró-Vítima, promotora de Justiça (MP-SP) Celeste Leite dos Santos.

Na sequência, Celeste comandaou o painel “Direito das Vítimas e Práticas Restaurativas”, com a participação de Francisco Gnipper, coordenador dos Grupos de Estudos do MP-SP; do senador Weverton Rocha (PDT-MA), relator do Estatuto da Vítima; da advogada Marilene Araújo, doutora em Filosofia do Direito e mestre em Direito Constitucional; e do promotor de Justiça (MP-SP) Pedro Eduardo de Camargo.

Também participaram Maria Celeste Cordeiro Leite dos Santos, doutora e mestre em Direito e em Filosofia, professora e líder do Comitê de Pesquisas da PUC-SP; e Cláudio Langroiva, professor de Processo Penal da PUC-SP.

 (Imagem: Divulgação )

O evento, realizado no Campus Monte Alegre, é gratuito e presencial e ainda conta com a participação da secretária nacional da mulher.(Imagem: Divulgação )

Às 10h30, a advogada Luciana Sabbatine, doutoranda em Direito Público e mestre em Direitos Humanos, conduziou o painel “Aspectos Médicos e Jurídicos da Violência Contra a Mulher”, ao lado do psiquiatra Diego Tajes, do Hospital Israelita Albert Einstein; do juiz Fabrício Reali Zia, mestre em Direito Médico; e da advogada Gabriela Gavioli.

O primeiro dia foi encerrado, às 12h, com o painel “Programa Defenda-se”, reunindo profissionais da Saúde, da Fisioterapia e da Educação Física para compartilhar os resultados do projeto iniciado em maio deste ano na capital paulista.

Ministério da Mulher

Na quinta-feira, às 9h, no 2º andar da PUC-SP, Celeste Leite dos Santos abre o painel “O Estatuto da Vítima”. Estela Bezerra, secretária nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, e a procuradora de Justiça do MP-SP Tatiana Bicudo compõem a mesa de debates.

O segundo dia incluirá ainda os painéis “Direito das Vítimas na Perspectiva da Mulher”, com Ricardo Rabinovich-Berkman, diretor do Departamento de Ciências Sociais da UBA - Universidade de Buenos Aires, e “Análise do Fenômeno da Violência”, com especialistas em Direito Penal e Medicina Legal.

Com emissão de certificado, o evento é voltado a profissionais do Direito, assistentes sociais, médicos, psicólogos, enfermeiros, socorristas, policiais (Civil, Militar, Federal e Rodoviário), organizações que atendem vítimas e ao público em geral.

Dentro das atividades do ‘Defenda-se’, o seminário é mais uma oportunidade para a sociedade se aprofundar sobre os direitos das vítimas e debater soluções integradas, de modo a cobrar das autoridades avanços na proteção e no apoio a quem mais precisa”, afirma Celeste, doutora em Direito Civil, mestre em Direito Penal e promotora de Justiça em Último Grau do Colégio Recursal do MP-SP.

Clique aqui para mais informações!

PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão

Patrocínio

GONSALVES DE RESENDE ADVOGADOS

ATENDIMENTO IMEDIATO

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram