MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Anamatra divulga nota contra emendas que garantem estabilidade e efetivação de servidores admitidos sem concurso

Anamatra divulga nota contra emendas que garantem estabilidade e efetivação de servidores admitidos sem concurso

Da Redação

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Atualizado às 08:56


Anamatra

Nota pública contra emendas que garantem estabilidade e efetivação de servidores admitidos sem concurso

Os dirigentes da Anamatra e juízes representantes das 24 regiões da Justiça do Trabalho, reunidos em Brasília, divulgaram ontem nota pública externando a posição majoritária da magistratura trabalhista conta a PEC 54 (clique aqui), que garante estabilidade a servidores da administração direta e indireta admitidos sem concurso público antes da Constituição de 1988 e, mediante emenda, efetiva os trabalhadores que têm contrato temporário e estão há mais de 10 anos no cargo. A nota refere-se também à PEC 2/2003 (clique aqui), que efetiva no local de destino funcionários requisitados de outros órgãos.

"As emendas violam frontalmente a Constituição (clique aqui), ofendendo garantia pétrea do cidadão, que verá subtraída a possibilidade de acesso do cidadão ao serviço público", afirma a nota. Para a Anamatra, a tentativa de fraudar o preceito constitucional merece o amplo repúdio dos juízes do trabalho.

  • Confira abaixo a nota na íntegra.

__________
______

NOTA PÚBLICA

A ANAMATRA - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS MAGISTRADOS DA JUSTIÇA DO TRABALHO , vem a público externar sua posição contrária à aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 54, de 1999, que garante estabilidade a servidores da administração direta e indireta admitidos sem concurso público antes da Constituição de 1988 e, mediante emenda, efetiva os trabalhadores que têm contrato temporário e estão há mais de 10 anos no cargo, assim como a PEC 2/2003, que efetiva no local de destino funcionários requisitados de outros órgãos.

A Constituição Federal de 1988 erigiu como um de seus princípios o concurso público, única forma de ingresso de forma efetiva na administração que democratiza o acesso do cidadão aos cargos e empregos públicos e respeita os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. As emendas propostas violam frontalmente a Constituição, ofendendo garantia pétrea do cidadão, que verá subtraída a possibilidade de acesso do cidadão ao serviço público.

A tentativa de fraudar o preceito constitucional, que realiza um avanço histórico na República Brasileira, merece o amplo repúdio dos Juízes do Trabalho, na medida em que consagra o clientelismo e a troca de favores, mazelas que devem ser extirpadas da vida política brasileira.

CLÁUDIO JOSÉ MONTESSO
Presidente da ANAMATRA

__________________

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...