MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. "Decisões têm que explicar o básico nesse mundo esquisito", afirma Dino
Tim-tim por tim-tim

"Decisões têm que explicar o básico nesse mundo esquisito", afirma Dino

Ministro destacou necessidade de reforçar conceitos para evitar distorções na interpretação judicial.

Da Redação

quarta-feira, 20 de agosto de 2025

Atualizado às 17:53

Em meio à análise da repatriação internacional de menores em contexto de violência doméstica, ministro Flávio Dino defendeu ajustes na elaboração da tese para afastar riscos de interpretações equivocadas. 

O ministro lembrou o conceito de "interpretação em tirinhas", associado por autores como Paulo Bonavides, e sublinhou a importância de reafirmar direitos como contraditório, ampla defesa e motivação das decisões.

O presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, aproveitando o ensejo, recordou lição do jurista Miguel Seabra Fagundes para ilustrar a necessidade de explicitar fundamentos com rigor:

"No Brasil a gente tem que dizer tudo tim-tim por tim-tim e, assim mesmo, as pessoas não cumprem."

Na sequência, Dino ampliou a crítica ao cenário atual:

"Temos que afirmar conceitos básicos nesse mundo esquisito. Então, é uma espécie de catequese democrática."

Para além da questão técnica, as falas apontam para um diagnóstico mais amplo: em tempos de polarização e de desafios à institucionalidade, até mesmo os princípios elementares precisam ser enfatizados.

Veja o momento:

Patrocínio

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA