MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF: Dino cobra atuação consular em casos de violência doméstica no exterior
Convenção da Haia

STF: Dino cobra atuação consular em casos de violência doméstica no exterior

Ministro alerta para vulnerabilidade de brasileiras e pede ação célere do Itamaraty.

Da Redação

quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Atualizado às 15:20

Em sessão plenária nesta quinta-feira, 21, ministro Flávio Dino defendeu o fortalecimento do papel do Itamaraty no amparo a brasileiras que sofrem agressões fora do país.

A manifestação ocorreu durante o julgamento que discute a obrigatoriedade do retorno ao exterior de crianças trazidas ao Brasil por um dos genitores sem a autorização do outro, quando houver fundadas suspeitas de violência doméstica.

Dino ressaltou que, embora respeite a tradição diplomática e a autonomia das burocracias estatais, em situações de urgência cabe ao Judiciário induzir ou até determinar providências para garantir a efetividade da assistência consular.

"Ela só pode ter, muitas vezes, a assistência consular. E é um tema em que há perecimento rápido, porque a mulher não pode ficar exposta à violência por semanas. Ela precisa sair imediatamente", afirmou.

O ministro destacou que brasileiras em tais circunstâncias encontram-se em condição de vulnerabilidade extrema: sem domínio do idioma local, sem rede de apoio familiar e sem acesso à advocacia pública.

Como exemplo, citou a morte recente de Juliana Marins, na Indonésia, episódio em que familiares apontaram suposta demora no atendimento diplomático.

Para Dino, situações como essa evidenciam a necessidade de que a tese em julgamento explicite a obrigação do Itamaraty de atuar com maior celeridade e eficiência. 

Assim, o ministro sugeriu incluir na tese final, a determinação expressa sobre a assistência consular.

Veja o momento:

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...