MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. O desembargador Carlos Stephanini participará de sua última sessão no Pleno do TJ/MS

O desembargador Carlos Stephanini participará de sua última sessão no Pleno do TJ/MS

Da Redação

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Atualizado às 09:05


Carreira

O desembargador Carlos Stephanini participará de sua última sessão no Pleno do TJ/MS

A decisão de Manoel de Barros de seguir carreira na poesia foi determinante para o início da destacada carreira jurídica do desembargador Carlos Stephanini – que se aposenta do TJ/MS na próxima quarta-feira - como advogado e mais tarde como magistrado. O episódio, ocorrido há 45 anos, foi relatado ontem pelo próprio desembargador, ao receber a visita do presidente da Seccional da OAB/MS, Fábio Trad, que, acompanhado da secretária-geral adjunta Silvia Regina de Mattos Nascimento, da diretora tesoureira Leny Ourives da Silva, e do diretor-geral da ESA, Sérgio Muritiba, recebeu de Stephanini o acervo de obras jurídicas que o magistrado doou para a Escola Superior de Advocacia.

Carlos Stephanini contou que no dia 31 de março de 1964, data em que eclodia o movimento que deu início aos 20 anos de regime militar no país, aconteceu um dos fatos mais marcantes de sua vida. Enfrentando dificuldades e já decidido a deixar Campo Grande, onde chegara dois anos antes logo depois de se formar em Direito pela Universidade Católica de Campinas, Stephanini encontrou o também advogado Manoel Venceslau Leite de Barros – que vem a ser o hoje poeta conhecido nacionalmente como Manoel de Barros -, na Rua 14 de Julho, num local em que todos iam engraxar sapatos.

Depois de ouvir o amigo, Manoel de Barros convidou-lhe para ir até seu escritório, perto da loja do Gaburas (o advogado e comerciante Gabriel Spipe Calarge, recém-falecido), na mesma rua, ao número 571 de então. "Ele afirmou que aquele era dali por diante meu escritório, pois estava determinado a cuidar da fazenda e ter mais tempo para a literatura e me disse - 'Quando você tiver seus livros, sua mesa, seu telefone, você encaminha os meus'."

O resultado desse encontro, todo mundo sabe - como destacou hoje o presidente da OAB/MS Fábio Trad: a advocacia e a magistratura estaduais ganharam um grande representante e a poesia brasileira conquistou um de seus maiores nomes. "Só tenho que agradecer a Deus", afirmou Stephanini, citando o brilhante jurista e político Rui Barbosa que um dia "Sem Deus não há salvação".

Logo quando começou a conquistar sucesso na carreira jurídica, Stephanini devolveu os livros e móveis do antigo escritório ao poeta Manoel de Barros. Uma coisa entretanto, fez questão de guardar e exibe até hoje em seu gabinete no TJ em que encerra neste mês sua carreira de magistrado: um crucifixo de madeira com a imagem de Jesus.

_______________

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...