MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Siqueira Castro participa de elaboração de acordo internacional sobre mudança do clima

Siqueira Castro participa de elaboração de acordo internacional sobre mudança do clima

Da Redação

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Atualizado às 08:17


Acordo internacional

Siqueira Castro participa de elaboração sobre mudança do clima

O escritório Siqueira Castro Advogados participou do Global Leadership for Climate Action - framework for a new international climate change agreement -, encontro que aconteceu no final do mês de julho, em Washington, nos Estados Unidos. Representado por Flavia Frangetto, especialista em Direito Ambiental, o escritório marcou sua presença em uma das discussões mais significativas na área de meio ambiente no cenário internacional.

Na ocasião foi elaborado um novo modelo de acordo - com a participação de especialistas de diferentes países sobre o futuro do planeta diante do problema da mudança do clima. A idealização do novo acordo fará parte das negociações internacionais que definirão as regras que serão aplicadas a partir de 2012 para fortalecer e apoiar os termos já compreendidos no Protocolo de Kyoto e na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC).

O Global Leadership for Climate Action é uma organização que tem como objetivo abordar a mudança do clima nas negociações internacionais. Uma iniciativa da United Nations Foudation e do Club of Madrid (Clube de Madri) - organização independente voltada para a promoção da democracia ao redor do mundo -, o Global Leadership for Climate Action é formado por líderes empresariais e representantes do governo e da sociedade civil de mais de 20 países.

Participaram do evento autores da UNFCCC e do Protocolo de Kyoto, além de representantes de instituições como o Conselho Executivo do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, com sede em Bonn, na Alemanha, o World Conservation Union (IUCN), o WWF International, o ABN AMRO BANK, do ABN AMRO Group Foundation, e a Alcoa Foundation. Entre as personalidades presentes no evento estavam o ex-presidente do Chile, Ricardo Lagos (atual Presidente do Clube de Madri), os senadores norte-americanos Thomas A. Daschle e Timothy E. Wirth - este último, presidente da United Nations Foundation.

O documento será apresentado em setembro de 2007, na Alemanha, durante o "Gleneagles Dialogue" - plano de ação em mudança do clima, energia limpa e desenvolvimento sustentável, lançado pelo governo inglês em 2005, no encontro do G8 na cidade de Gleneagles, Escócia -, e na Conferência das Partes da UNFCCC, que acontece em dezembro, em Bali, na Indonésia.

Para o escritório, o envolvimento da Siqueira Castro Advogados "representa o esforço em relação ao regime futuro sobre mudança do clima, às perspectivas otimistas de constituição do direito de crédito ambiental no cenário internacional e às oportunidades de concretização das iniciativas de reduções de emissões líquidas de gases de efeito estufa".

________________

 

 

 

 

_________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...