MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB/SP alerta riscos de retrocesso no PL 2.661/25
Setembro verde

OAB/SP alerta riscos de retrocesso no PL 2.661/25

A preocupação surge em um contexto de mudanças que podem impactar negativamente a profissão e o acesso à Justiça.

Da Redação

quarta-feira, 3 de setembro de 2025

Atualizado às 13:53

No mês dedicado à conscientização sobre os direitos e a inclusão da pessoa com deficiência, o Setembro Verde, a OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo, por meio da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, manifesta-se contra o PL 2.661/25, que propõe a chamada "Consolidação das Leis Brasileiras de Inclusão da Pessoa com Deficiência".

Segundo análise da Comissão, o PL, embora apresentado sob a justificativa de "unificar leis", não representa avanços. A proposta fragiliza conquistas históricas já asseguradas e garantidas pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, promulgada pelo decreto 6.949/2009, e pela lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (lei 13.146/15), uma das legislações mais avançadas do mundo no tema.

A OAB/SP ressalta que o PL abre margem para interpretações incompatíveis com a Constituição Federal e com os tratados internacionais de direitos humanos. Em um cenário em que milhões de pessoas com deficiência ainda enfrentam barreiras de acesso à educação, ao trabalho, à previdência, à acessibilidade e à autonomia, qualquer iniciativa legislativa deve garantir e ampliar, de forma efetiva, esses direitos.

 (Imagem: Freepik)

Setembro Verde é uma campanha de conscientização para a inclusão de pessoas com deficiência (Imagem: Freepik)

Vale salientar que a LBI - lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência permanece como um marco normativo de vanguarda, amplamente reconhecido no cenário internacional por seu caráter inovador e protetivo. Todavia, constata-se, na prática, que diversos dispositivos nela previstos ainda carecem de regulamentação específica, o que compromete sua plena eficácia e aplicabilidade. Diante disso, em vez de propor consolidações normativas, impõe-se, com urgência, a regulamentação e efetiva implementação dos direitos já assegurados pela legislação vigente.

Entendendo sua responsabilidade, a seccional paulista reafirma seu compromisso "em um contexto de resistência ética e jurídica frente a iniciativas que, embora revestidas de neutralidade legislativa, revelam-se verdadeiras estratégias de esvaziamento de direitos". O fortalecimento da cidadania plena das pessoas com deficiência deve ser pauta inegociável de uma sociedade democrática e inclusiva.

OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA