MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. União Europeia sinaliza validar LGPD para compartilhamento de dados
LGPD

União Europeia sinaliza validar LGPD para compartilhamento de dados

Aprovação da equivalência em proteção de dados permitirá transferências diretas entre Brasil e Europa, fortalecendo parcerias comerciais e tecnológicas.

Da Redação

terça-feira, 9 de setembro de 2025

Atualizado às 16:26

A União Europeia divulgou uma versão preliminar de sua decisão de adequação, reconhecendo que o nível de proteção de dados pessoais oferecido pelo Brasil, por meio da LGPD, é equivalente ao previsto pela regulação europeia.

A iniciativa prepara o caminho para que dados circulem livremente entre os dois territórios sem exigências adicionais de salvaguardas legais. A ANPD - Autoridade Nacional de Proteção de Dados informou que o processo de análise técnica interno está em fase final, cabendo ao seu Conselho Diretor a deliberação decisiva.

Nos termos divulgados, o Brasil se juntará a um seleto grupo de países que já gozam desse status, como Reino Unido, Canadá, Japão, Argentina e Uruguai.

"A eventual decisão de adequação da União Europeia representará um marco na consolidação de canais seguros e fluidos para a troca de dados entre Brasil e Europa", afirma a advogada especializada em segurança e proteção de dados Caroline Teófilo, sócia do Urbano Vitalino Advogados. "Vai reduzir burocracia, diminuir custos de compliance e ampliar a competitividade das empresas brasileiras no mercado internacional". 

 (Imagem: Urbano Vitalino Advogados/Divulgação )

Caroline Teófilo, sócia do Urbano Vitalino Advogados.(Imagem: Urbano Vitalino Advogados/Divulgação )

Do lado brasileiro, a ANPD trabalha para a emissão de uma decisão de adequação, reconhecendo a equivalência da legislação europeia com o regime protetivo instituído pela LGPD. O processo está em fase final de análise técnica e, após a avaliação jurídica, será remetido para deliberação final do Conselho Diretor, conforme previsto no regulamento de transferência internacional de dados.

O reconhecimento mútuo de adequação entre o Brasil e a União Europeia trará benefícios importantes para cidadãos e empresas. Entre estes, destacam-se o aumento da confiança, uma vez que em ambos os mercados haveria o mesmo nível de proteção jurídica; o fortalecimento dos direitos dos cidadãos; a simplificação das operações internacionais e o aumento das vantagens competitivas das empresas de ambos os lados perante o mercado global.

Como a decisão da UE pode impactar o Brasil

  • Eliminação de barreiras burocráticas nas transferências transatlânticas de dados;
  • Maior segurança jurídica e previsibilidade para empresas que atuam no intercâmbio de dados entre Brasil e Europa;
  • Fortalecimento da posição do Brasil como parceiro confiável em privacidade e proteção de dados globais.

Urbano Vitalino Advogados

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...