MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Entenda expressão "In Fux We Trust", que viralizou durante voto no STF
"Slogan"

Entenda expressão "In Fux We Trust", que viralizou durante voto no STF

Frase foi dita pelo ex-juiz Sergio Moro durante a Lava Jato, em conversa com o ex-procurador Deltan Dallagnol.

Da Redação

quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Atualizado em 11 de setembro de 2025 08:00

Durante o julgamento da trama golpista no STF, voltou a circular nas redes sociais a frase "In Fux We Trust". O slogan tem sido usado principalmente por apoiadores de Jair Bolsonaro, que veem no ministro Luiz Fux a chance de um voto mais brando. Críticos do ex-presidente também usam a frase, mas de maneira irônica.

 (Imagem: Reprodução/Arte Migalhas)

Frase da época da Lava Jato, "In Fux We Trust" viralizou durante julgamento do ministro no STF.(Imagem: Reprodução/Arte Migalhas)

A expressão ganhou notoriedade durante a Operação Lava Jato, a partir de mensagens trocadas no Telegram entre o então juiz Sergio Moro e o ex-procurador Deltan Dallagnol. Em 2016, Dallagnol relatou a Moro que conversara com Fux, que teria se mostrado favorável à força-tarefa. Moro respondeu: "Excelente. In Fux We Trust". O diálogo foi revelado pelo site The Intercept em 2019.

 (Imagem: Reprodução)

Em 2016, vazou mensagem de Moro para Dallagnol dizendo: "In Fux We Trust".(Imagem: Reprodução)

A frase é uma referência direta à expressão "In God We Trust", lema dos Estados Unidos, estampado nas moedas e cédulas do país desde o século XIX.

O resgate da frase na internet coincidiu com o início do voto de Fux no julgamento. Antes mesmo de concluir sua posição, o ministro sinalizou que acolheria as preliminares das defesas, ao menos em parte, e sinalizado pela absolvição em pelo menos alguns pontos da denúncia.

Nesta quarta-feira, 10, o próprio Dallagnol voltou a publicar a frase nas redes sociais.

hasTwitter

Voto do ministro

Ao analisar as questões preliminares, Luiz Fux afirmou não reconhecer a competência do STF para julgar o caso, defendendo que Bolsonaro e seus aliados deveriam responder à ação no 1º grau de jurisdição.

Ainda assim, ponderou que, caso a Corte mantivesse a competência, o julgamento deveria ocorrer no plenário, e não em uma das turmas. Para ele, submeter o caso a um colegiado de cinco ministros equivaleria a "silenciar" as demais vozes da Corte.

Fux também absolveu o grupo do crime de organização criminosa.

Patrocínio

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...